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Intradisciplinaridade matemática com GeoGebra na matemática escolar

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01-04-2019

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Intradisciplinaridade matemática com GeoGebra na matemática escolar

Citar como

FARIA, Rejane Waiantid Schuwartz de Carvalho et al. Intradisciplinaridade matemática com GeoGebra na matemática escolar. Bolema : Boletim de Educação Matemática, Saõ Paulo, v. 33, n. 63, p. 348-367, Jan./abr.2019. DOI :http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a17. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11246. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a17 
Neste artigo discutimos o trabalho intradisciplinar na Matemática escolar e trazemos evidências de que o uso do GeoGebra o favorece. Para tanto, questionamos o processo de disciplinarização da ciência, que contribuiu com o aprofundamento das diversas áreas, ao mesmo tempo em que impulsionou uma crescente dissociação entre elas. De igual modo, a hiper-especialização do saber matemático contribuiu para a fragmentação da Matemática escolar nas ramificações aritmética, geometria e álgebra, o que tem dificultado seu aprendizado pelos alunos. Buscando o equilíbrio entre fragmentação e totalização, investigamos a intradisciplinaridade da Matemática escolar com GeoGebra. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e aqui analisamos uma atividade de exploração do raciocínio proporcional, desenvolvida com professores de Matemática que atuavam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A análise indica que o GeoGebra oportuniza a exploração de múltiplas representações que destacam particularidades das ramificações matemáticas por meio de seus diversos recursos e janelas que apresentam os objetos matemáticos dinamicamente conectados, o que contribui para que as desvantagens de cada representação sejam supridas pelas vantagens das outras, no que se refere ao ensino e à aprendizagem de Matemática. Concluímos que a abordagem matemática intradisciplinar com GeoGebra ressalta o trabalho concomitante entre as diferentes ramificações matemáticas e oferece ao professor a possibilidade de explorá-lo em sua prática pedagógica.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Programa

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