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dc.creatorBASTOS, Natália de Nazaré Albuquerque-
dc.date.accessioned2019-06-26T12:18:36Z-
dc.date.available2019-06-26T12:18:36Z-
dc.date.issued2017-03-28-
dc.identifier.citationBASTOS, Natália de Nazaré Albuquerque. Respostas de equivalência em idosos com deterioração cognitiva. 2017. 29 f. Orientador: François Jacques Tonneau. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11313-
dc.description.abstractAlzheimer’s disease is a degenerative process typical of elderly populations and that affect a variety of neuronal structures, with focal lesions in the hippocampal area that are strongly related to associative learning and memory. Although various studies focusing on Alzheimer have been reported, none of them has focused on equivalence-type responding after the observation of stimulus pairs of the AB, AC type (Leader et al., 1996). Accordingly, the present study consisted of a replication of the experiments by Leader et al. (1996) on pairing-based equivalence in groups of elderly institutionalized people with and without Alzheimer. The results showed that none of the groups performed above chance. Thus, two novel groups were included in the study: one with young subjects, and another with people in their fifties. Globally we observed that more than institutionalization of demencia, age was the main factor behind our participants’ response scores: young participants performed at a higher level than the other groups.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Murilo Araújo (muriloh2636@gmail.com) on 2019-06-25T18:25:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) dissertacao_RespostasEquivalenciaIdosos.pdf: 1250851 bytes, checksum: 6b777d91e6596dcdcd578704335cf024 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDoença de Alzheimerpt_BR
dc.subjectDemência senilpt_BR
dc.subjectPsicologia - pesquisa experimentalpt_BR
dc.subjectEquivalênciapt_BR
dc.subjectDeterioração cognitivapt_BR
dc.titleRespostas de equivalência em idosos com deterioração cognitivapt_BR
dc.title.alternativeEquivalence responses in elderly people with cognitive impairmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1TONNEAU, François Jacques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2917023797307669pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5258225958296804pt_BR
dc.description.resumoA doença de Alzheimer é um processo degenerativo característico da população idosa que afeta diversos grupos neuronais, com lesões focais no hipocampo intimamente ligadas à aprendizagem e memória associativa. Embora várias pesquisas voltadas ao Alzheimer tenham sido desenvolvidas, nenhuma relacionou a doença às respostas de equivalência observadas após a observação de pares de estímulos de tipo AB, AC (Leader et al., 1996). Desta forma, este estudo consistiu numa replicação dos experimentos de Leader et al. (1996) sobre equivalência por pareamento de estímulos em grupos de idosos com e sem Alzheimer, ambos grupos institucionalizados. Os resultados mostraram que nenhum dos dois grupos teve um desempenho acima do acaso. No intuito de se obter mais dados, dois novos grupos foram incluídos na pesquisa: um de jovens e outro de adultos em idade mediana, ambos não institucionalizados. O que se observou globalmente é que mais do que a demência e a institucionalização, a idade parece ser um fator crucial influenciador do score de acertos dos participantes: o participantes jovens obtiveram um desempenho superior em relação aos demais grupos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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