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dc.creatorCOELHO, Mauro Cezar-
dc.creatorCOELHO, Wilma de Nazaré Baía-
dc.date.accessioned2019-07-09T13:52:51Z-
dc.date.available2019-07-09T13:52:51Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationCOELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. As licenciaturas em história e a lei 10.639/03 - percursos de formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-39, jul.2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698192224. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11343. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-6621pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11343-
dc.description.abstractThe article deals with the formation of History teachers over the last fifteen years, considering the legislation that reformulates the perspective of Brazilian History in Basic Education’s curricula. National guidelines for education in ethnic-racial relations bring about changes in the training paths, which develops substantive changes in the model usually adopted for teacher formation in History. Therefore, the article analyzes the impact of such changes, parting from the curricular paths of courses offered by federal universities in ten units of the federation. From the consideration of such trajectories, we intend to analyze the space destined for ethnic-racial relations formation and to deal with difference. We argue that the existing gaps related to the implementation of the basic statute are due to the way in which teacher formation is conceived and assumed in the curriculum paths studied.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2019-07-05T15:44:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_LicenturasHistoriaLei.pdf: 460253 bytes, checksum: 264c2a1bbb5b0ece301532daf5ca67cb (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofEducação em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100151&lng=pt&nrm=isopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleAs licenciaturas em História e a lei 10.639/03 - percursos de formação para o trato com a diferença?pt_BR
dc.title.alternativeThe degree in History teaching and the 10.639/03 statute - training paths to deal with difference?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187368960757936pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1035616337472088pt_BR
dc.citation.volume34pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dcterms.citation.epage39pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698192224 pt_BR
dc.description.resumoO artigo aborda a formação do professor de História, ao longo dos últimos quinze anos, considerando a legislação que reformula a perspectiva de História do Brasil nos currículos da Educação Básica. As diretrizes nacionais para a educação para as relações étnico-raciais, acarretam mudanças nos percursos de formação, as quais projetam alterações substantivas no modelo usualmente adotado para a formação docente em História. Diante disso, o artigo analisa o impacto de tais alterações, a partir dos trajetos curriculares de cursos oferecidos por universidades federais em dez unidades da federação. A partir da consideração de tais trajetos, pretende-se analisar o espaço destinado à formação para as relações étnico-raciais e para o trato com a diferença. Argumentamos que as lacunas existentes em relação à implementação da lei são devedoras do modo pelo qual a formação de professores é concebida e assumida nos percursos curriculares estudados.pt_BR
dc.description.affiliationCOELHO, M.C; WILMA, N.B.C. Universidade Federal do Pará, Faculdade de História ( FAHIS/IFCH)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FAHIS/IFCH

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