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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11343
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | COELHO, Mauro Cezar | - |
dc.creator | COELHO, Wilma de Nazaré Baía | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-09T13:52:51Z | - |
dc.date.available | 2019-07-09T13:52:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. As licenciaturas em história e a lei 10.639/03 - percursos de formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-39, jul.2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698192224. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11343. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-6621 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11343 | - |
dc.description.abstract | The article deals with the formation of History teachers over the last fifteen years, considering the legislation that reformulates the perspective of Brazilian History in Basic Education’s curricula. National guidelines for education in ethnic-racial relations bring about changes in the training paths, which develops substantive changes in the model usually adopted for teacher formation in History. Therefore, the article analyzes the impact of such changes, parting from the curricular paths of courses offered by federal universities in ten units of the federation. From the consideration of such trajectories, we intend to analyze the space destined for ethnic-racial relations formation and to deal with difference. We argue that the existing gaps related to the implementation of the basic statute are due to the way in which teacher formation is conceived and assumed in the curriculum paths studied. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2019-07-05T15:44:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_LicenturasHistoriaLei.pdf: 460253 bytes, checksum: 264c2a1bbb5b0ece301532daf5ca67cb (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-09T13:52:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_LicenturasHistoriaLei.pdf: 460253 bytes, checksum: 264c2a1bbb5b0ece301532daf5ca67cb (MD5) Previous issue date: 2018-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação em Revista | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source.uri | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100151&lng=pt&nrm=iso | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | As licenciaturas em História e a lei 10.639/03 - percursos de formação para o trato com a diferença? | pt_BR |
dc.title.alternative | The degree in History teaching and the 10.639/03 statute - training paths to deal with difference? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7187368960757936 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1035616337472088 | pt_BR |
dc.citation.volume | 34 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 39 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698192224 | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo aborda a formação do professor de História, ao longo dos últimos quinze anos, considerando a legislação que reformula a perspectiva de História do Brasil nos currículos da Educação Básica. As diretrizes nacionais para a educação para as relações étnico-raciais, acarretam mudanças nos percursos de formação, as quais projetam alterações substantivas no modelo usualmente adotado para a formação docente em História. Diante disso, o artigo analisa o impacto de tais alterações, a partir dos trajetos curriculares de cursos oferecidos por universidades federais em dez unidades da federação. A partir da consideração de tais trajetos, pretende-se analisar o espaço destinado à formação para as relações étnico-raciais e para o trato com a diferença. Argumentamos que as lacunas existentes em relação à implementação da lei são devedoras do modo pelo qual a formação de professores é concebida e assumida nos percursos curriculares estudados. | pt_BR |
dc.description.affiliation | COELHO, M.C; WILMA, N.B.C. Universidade Federal do Pará, Faculdade de História ( FAHIS/IFCH) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - FAHIS/IFCH |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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