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dc.creatorLOPES, Victor Hugo Rocha-
dc.date.accessioned2019-08-27T13:25:37Z-
dc.date.available2019-08-27T13:25:37Z-
dc.date.issued2014-11-17-
dc.identifier.citationLOPES, Victor Hugo Rocha. Aplicação de métodos hidroacústicos para estudo e dragagem na região portuária de Cabedelo - PB, Brasil. Orientador: Ellen de Nazaré Souza Gomes. 2014. 46 f. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11543. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11543-
dc.description.abstractThis paper presents the use of hydroacoustic methods used for mapping and detection of subsurface stratigraphic features to support a project of dredging and demolishing of the left edge of the navigation channel of the Paraíba do Norte's River to expand the port zone of Cabedelo/PB. High-resolution seismic data and bathymetric data are used to map two main objectives: top of the Acoustic Rocky Basement (TARB) and the superimposed sedimentary package. This information is important to support the volume calculation of the material to be dredged and/or demolished along the navigation channel. The data analysis indicates that the expansion of the Cabedelo's Port firstly suggested by the Docas do Paraíba Company to be in the Forte Velho's locality becomes expensive due to the large volume of sedimentary and rocky material to be dredged. Thus, the Lucena region is presented as an alternative to the port expansion since presents lower volume of material to be dredged that reduces substantially the costs and time of execution of the work.en
dc.description.provenanceSubmitted by Iasmin Calandrine (iasmincalandrine@gmail.com) on 2019-08-27T13:22:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AplicacaoMetodosHidroacusticos.pdf: 2889876 bytes, checksum: 90dae03f7ffe7047aa730beaf5d63ac1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Teo Calumby (teocalumby@ufpa.br) on 2019-08-27T13:25:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AplicacaoMetodosHidroacusticos.pdf: 2889876 bytes, checksum: 90dae03f7ffe7047aa730beaf5d63ac1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-27T13:25:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AplicacaoMetodosHidroacusticos.pdf: 2889876 bytes, checksum: 90dae03f7ffe7047aa730beaf5d63ac1 (MD5) Previous issue date: 2014-11-17en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDragagem - Cabedelo (PB)pt_BR
dc.subjectMapas batimétricospt_BR
dc.subjectMétodo de reflexão sísmicapt_BR
dc.subjectPortos - Cabedelo (PB)pt_BR
dc.subjectMétodos hidroacústicospt_BR
dc.subjectSísmica de alta resoluçãopt_BR
dc.subjectBatimetriapt_BR
dc.subjectDragagempt_BR
dc.subjectHigh-resolution seismicen
dc.subjectDredingen
dc.subjectCabedelo’s porten
dc.subjectBathymetryen
dc.titleAplicação de métodos hidroacústicos para estudo e dragagem na região portuária de Cabedelo - PB, Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::PORTOS E VIAS NEVEGAVEIS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Ellen de Nazaré Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1134403454849660pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4533882753181967pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o uso de métodos hidroacústicos utilizados no mapeamento e detecção de feições estratigráficas em subsuperfície a fim de subsidiar um projeto de dragagem e derrocagem do canal de navegação da margem esquerda do rio Paraíba do Norte para ampliação da região portuária de Cabedelo/PB. Dados sísmicos de alta-resolução e batimétricos são utilizados para mapear dois objetivos principais: Topo do Embasamento Acústico Rochoso (TEAR) e o pacote sedimentar sobreposto. Essas informações são importantes para subsidiar o cálculo do volume de material a ser dragado e/ou derrocado ao longo do canal de navegação. A análise dos dados indica que a ampliação do porto de Cabedelo sugerida inicialmente pela Companhia Docas da Paraíba até a localidade de Forte Velho se torna dispendioso, devido ao grande volume do material sedimentar e rochoso a ser dragado. Desse modo, a região de Lucena é apresentada como alternativa de ampliação do porto, pois apresenta menor volume de material a ser dragado, o que redusubstancialmente os custos e o tempo de execução da obra.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geofísicapt_BR
dc.description.affiliationCPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais / Serviço Geológico do Brasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Geofísica (Mestrado) - CPGF/IG

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