Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa-
dc.date.accessioned2019-08-30T16:57:13Z-
dc.date.available2019-08-30T16:57:13Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa. Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação. Orientador: Gunter Karl Pressler. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587-
dc.description.abstractThe present study shows the novel Cinzas do Norte (2005), from the writer Milton Hatoum, according to the Bildungsroman concept.Firstly, this work is foccussed on what R.Selbmann (1994) considers the ―obrigatory instance‖ of a Bildungsroman such as the presence of the formation(scholar or professional). To include the reader into this discussion the studies produced in Brazil and into the Amazon context are approached, taking novels characterized as Bildungsroman in therms of formation or education. In the second place the study is about the structural form of the novel related to narrator,plot, time and space. Brings the possibility of lecture of the Hatoum‘s novel starting with the point of formation. This study brings also the reception of the novel, emphasizing the memorialistic aspect point by the critic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2019-08-30T16:55:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CinzasNorteMilton.pdf: 1003852 bytes, checksum: 98624799b36627a68edd44512431e1f5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2019-08-30T16:57:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CinzasNorteMilton.pdf: 1003852 bytes, checksum: 98624799b36627a68edd44512431e1f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-30T16:57:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CinzasNorteMilton.pdf: 1003852 bytes, checksum: 98624799b36627a68edd44512431e1f5 (MD5) Previous issue date: 2018-12-13en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectHatoum, Milton - 1952- Cinzas do norte - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira (Amazonas) - História e críticapt_BR
dc.titleCinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.contributor.advisor1PRESSLER, Gunter Karl-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0100053541433805pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129772810347372pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo apresenta a obra Cinzas do Norte (2005), do escritor Milton Hatoum, à luz do conceito de Bildungsroman (romance de formação). Primeiramente, observa-se o que R.Selbmann (1994) considera a ―instância obrigatória‖ de um romance de formação, a presença da formação (escolar e/ou profissional). Para situar o leitor no âmbito da discussão sobre o romance de formação, são discutidos os estudos produzidos no Brasil e no contexto amazônico sobre obras que se caracterizam como um romance de formação/educação. No segundo momento o estudo desdobra-se sobre a forma estrutural do romance no que diz respeito ao narrador, enredo, tempo e espaço. Visualiza a possibilidade de leitura da obra de Hatoum, a partir da temática da formação. O estudo traz ainda a recepção da obra, ressaltando o aspecto memorialístico apontado pela crítica.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃOpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoESTUDOS LITERÁRIOSpt_BR
dc.description.affiliationCEG - Casa de Estudos Germânicospt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CinzasNorteMilton.pdf980,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons