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dc.creatorFALCÃO, Wilma Helena da Rocha-
dc.date.accessioned2019-09-02T12:35:26Z-
dc.date.available2019-09-02T12:35:26Z-
dc.date.issued2019-01-08-
dc.identifier.citationFALCÃO, Wilma Helena da Rocha. O ensino contextualizado do direito ambiental na educação básica. Orientador: Cleber Silva e Silva. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11596. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11596-
dc.description.abstractEnvironmental Law in the world gains relevance from the Stockholm Declaration, Rio-92 and the Johannesburg Conference. Based on these documents, the concept of Sustainable Development is consecrated as the great focus of this century, together with the eradication of poverty. Based on the need to know and study the definitions, Principles and environmental laws in schools, and the lack of teaching material related to the subject in this space, it was the proposal to create this resource, provided that it is easy to understand, to be used in an interdisciplinary way. The starting point for reaching the proposed goal was the application of dichotomous questionnaires in schools of public basic education and vocational education in Belém (Pará). Then, a qualitative and quantitative analysis of the collected data was carried out with the help of theoretical references related to the environmental theme. During the research it was verified that a great part of students and teachers do not know the basic notions of environmental law nor the structure and functioning of SISNAMA, however they showed interest and curiosity in learning about the subject, especially when the pilot of the primer was presented with notions environmental law in a simplified form. Based on the data obtained, a booklet was elaborated with basic notions of Law 6.938 / 81 establishing the PNMA.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-02T12:35:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EnsinoContextualizadoDireito.pdf: 2437339 bytes, checksum: f4ee73d090a2575cd8cef51371a69679 (MD5) Previous issue date: 2019-01-08en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleO ensino contextualizado do direito ambiental na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Cleber Silva e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7673237583688618pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5969099057242555pt_BR
dc.description.resumoO Direito Ambiental no mundo ganha relevância a partir da Declaração de Estocolmo, da Rio-92 e da Conferência de Joanesburgo. Consagra-se, a partir desses documentos, o conceito de Desenvolvimento Sustentável, como o grande foco deste século, juntamente com a erradicação da pobreza. Partindo da necessidade de se conhecer e estudar as definições, Princípios e leis ambientais nas escolas, e da inexistência de material didático referente ao assunto neste espaço, é que surgiu a proposta de se criar esse recurso, desde que de fácil entendimento, para ser utilizado nas escolas de forma interdisciplinar. O ponto de partida para se chegar ao objetivo proposto se deu com a aplicação de questionários dicotômicos em escolas de rede pública de educação básica e profissionalizante de Belém (Pará). Em seguida foi feita análise quali-quantitativa dos dados coletados com auxilio de referenciais teóricos ligados a temática ambiental. Durante a pesquisa verificou-se que grande parte de alunos e professores não conhecem noções básicas do direito ambiental e nem a estrutura e funcionamento do SISNAMA, porém demonstraram interesse e curiosidade em aprender sobre o assunto, principalmente quando foi apresentado o piloto da cartilha com noções de direito ambiental de forma simplificada. A partir dos dados obtidos foi construída uma Cartilha ilustrada com fotos de alguns problemas ambientais já ocorridos no estado do Pará, para melhor entendimento do que diz a Lei 6.938/81 que institui a PNMA.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.subject.linhadepesquisaAMBIENTE E SOCIEDADEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAISpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG

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