Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Rafael Ernesto Arruda-
dc.date.accessioned2019-09-09T12:23:44Z-
dc.date.available2019-09-09T12:23:44Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Rafael Ernesto Arruda. Efeito do ensino de discriminação condicional de sentenças sobre a emergência de relações sintáticas para deficientes auditivos. Orientador: Grauben José Alves de Assis. 2015. 39 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11677-
dc.description.abstractThe growing contingent of deaf people in human society has a fundamental basic reading academic behavior in social inclusion policies. The proposed study seeks to observe the teaching of conditional discrimination sentences on the emergence of syntactic relations, from the construction of sentences in the affirmative and negative assertions in deaf children. Pre-tests verify the repertoire readings in LBS and Portuguese. The study used three sets of stimuli: A - Signs in LSB, B - words written in Portuguese and C - figures. The conditional relations AB and AC were taught and BA relations, CA, BC and CB tested with no differential feedback. The procedure adopted was matching-to-sample (MTS) to teach reading words. After training and testing, the participant was exposed to the constructed-response matching-to-sample (CRMTS) of affirmative and negative sentences. The participant should write sentences in the presence of a model (LBS signals or written sentences), from words written in Portuguese (or LBS) to compose the affirmative sentences and negative sentences. Next, specific tests for CRMTS evaluated the formation of new sentences, including a recombination test.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Murilo Araújo (muriloh2636@gmail.com) on 2019-09-03T19:04:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EfeitoEnsinoDiscriminacao.pdf: 679370 bytes, checksum: 5292aac96e1bc47c1e22b80d89866985 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Celia Santana (celiasantana@ufpa.br) on 2019-09-09T12:23:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EfeitoEnsinoDiscriminacao.pdf: 679370 bytes, checksum: 5292aac96e1bc47c1e22b80d89866985 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-09T12:23:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EfeitoEnsinoDiscriminacao.pdf: 679370 bytes, checksum: 5292aac96e1bc47c1e22b80d89866985 (MD5) Previous issue date: 2015-08-31en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstimulação sensorialpt_BR
dc.subjectTestes de equivalênciapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectControle de estímulospt_BR
dc.subjectEquivalência de estímulospt_BR
dc.subjectSentençaspt_BR
dc.titleEfeito do ensino de discriminação condicional de sentenças sobre a emergência de relações sintáticas para deficientes auditivos.pt_BR
dc.title.alternativeConditional discrimination teaching effect sentences about syntactic emergency for the deaf.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1ASSIS, Grauben José Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0722706223558223pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3308769990382960pt_BR
dc.description.resumoO contingente crescente de pessoas surdas na sociedade humana tornou a leitura um comportamento acadêmico básico fundamental nas políticas de inclusão social. O estudo aqui proposto pretendeu verificar o ensino de discriminações condicionais de sentenças sobre a emergência de relações sintáticas a partir da construção de sentenças nas asserções afirmativas e negativas em crianças surdas. Os pré-testes verificam o repertório de leituras em LIBRAS e português. O estudo usou três conjuntos de estímulos: A – Sinais em Libras, B – palavras escritas em português e C – figuras. As relações condicionais AB e AC foram ensinadas e as relações BA, CA, BC e CB testadas sem consequências programadas. O procedimento adotado foi o emparelhamento com o modelo (MTS) para ensinar a leitura de palavras. Após treino e testes, o participante foi exposto ao procedimento de emparelhamento de acordo ao modelo por resposta construída (CRMTS) das sentenças afirmativas e negativas. O participante deveria compor as sentenças, na presença de um modelo (sinais em Libras ou sentenças escritas), a partir de palavras escritas em português (ou Libras) para compor as sentenças afirmativas e as sentenças negativas. Em seguida, testes específicos por CRMTS avaliaram a formação de novas sentenças, entre eles um teste recombinativo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EfeitoEnsinoDiscriminacao.pdf663,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons