Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKEUFFER, Sara Ingrid Cruz-
dc.date.accessioned2019-09-10T13:36:39Z-
dc.date.available2019-09-10T13:36:39Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.identifier.citationKEUFFER, Sara Ingrid Cruz. Avaliação da adequação dos níveis de funcionalidade do VB-MAPP em uma amostra de crianças brasileiras. Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza. 2017. 33 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11743-
dc.description.abstractThe Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP) is a criteria-based assessment tool that can be used as a curriculum guide and repertoire development monitoring system for children with autism and other developmental disorders. The three levels of VB-MAPP were established from typical child development milestones derived primarily from studies with US or European children. Considering the socioeconomic and cultural differences that exist between the United States/Europe and Brazil, this study analyzed the adequacy of VB-MAPP functional levels for the evaluation of verbal, social and motor repertoires of a sample of 61 Brazilian children with typical development, living in Belém do Pará, of both sexes and aged between one and five years. The results showed that the functional levels proposed in the VB-MAPP were adequate to evaluate repertoires of a sample of Brazilian children with typical development, increasing the data on the external validity of the instrument. Based on these results it is suggested the relevance of the use of VB-MAPP in the Brazilian context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Murilo Araújo (muriloh2636@gmail.com) on 2019-09-09T18:55:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliacaoAdequacaoNiveis.pdf: 721948 bytes, checksum: b6a0d7a264eb90b1fc96023b5a468386 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Celia Santana (celiasantana@ufpa.br) on 2019-09-10T13:36:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliacaoAdequacaoNiveis.pdf: 721948 bytes, checksum: b6a0d7a264eb90b1fc96023b5a468386 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-10T13:36:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliacaoAdequacaoNiveis.pdf: 721948 bytes, checksum: b6a0d7a264eb90b1fc96023b5a468386 (MD5) Previous issue date: 2017-06-26en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectBehaviorismo - Psicologiapt_BR
dc.subjectComportamento verbalpt_BR
dc.subjectEstratégia de intervençãopt_BR
dc.subjectAutismo- criançaspt_BR
dc.subjectAvaliação comportamentalpt_BR
dc.subjectVB-MAPP - Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Programpt_BR
dc.subjectValidade externapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleAvaliação da adequação dos níveis de funcionalidade do VB-MAPP em uma amostra de crianças brasileiras.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the adequacy of VB-MAPP levels in a sample of Brazilian childrenpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Carlos Barbosa Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264063598919201pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9801565887274219pt_BR
dc.description.resumoO VB-MAPP (Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program) é um instrumento de avaliação baseado em critérios que pode funcionar também como guia curricular e sistema de acompanhamento do desenvolvimento de repertórios para crianças com autismo e outros distúrbios do desenvolvimento. Os três Níveis de funcionalidade do VBMAPP foram estabelecidos a partir dos marcos típicos de desenvolvimento infantil derivados principalmente de estudos com crianças estadunidenses ou europeias. Considerando as diferenças socioeconômicas e culturais que existem entre os Estados Unidos/Europa e o Brasil, este estudo analisou a adequação dos níveis de funcionalidade do VB-MAPP para a avaliação de repertórios verbais, sociais e motores de uma amostra de 61 crianças brasileiras com desenvolvimento típico, residentes em Belém do Pará, de ambos os sexos e com idades entre um e cinco anos. Os resultados apontaram que os níveis de funcionalidade propostos no VB-MAPP se mostraram adequados para avaliar repertórios de uma amostra de crianças brasileiras com desenvolvimento típico, ampliando os dados sobre a validade externa do instrumento. Com base nesses resultados sugere-se a pertinência do uso do VB-MAPP no contexto brasileiro.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AvaliacaoAdequacaoNiveis.pdf705,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons