As configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional

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2019-06

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Universidade Federal do Pará

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Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

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RESQUE, Marciléa Serrão; ALVES, José Moysés. As configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 15, n. 33, p. 251-266, jan./jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5955. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11801. Acesso em: .

DOI

http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5955
Apresentamos, no presente artigo, um recorte de uma pesquisa de doutorado, na qual objetivamos compreender as configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional de um professor de ciências e biologia. Analisamos as informações a partir da perspectiva histórico-cultural da Teoria da Subjetividade de González Rey. Apoiados na epistemologia qualitativa, apresentamos um estudo de caso, organizado a partir das informações construídas por meio de complemento de frases, questionário aberto e entrevista individual. Os resultados apontam que diferentes configurações de sentidos subjetivos de docência são produzidas no decorrer o percurso profissional e estas estão profundamente enlaçadas às suas interações sociais, nos diferentes contextos em que o professor transitou, desde a infância. O referencial adotado possibilitou dar visibilidade ao sujeito concreto, em sua trajetória singular, o que costuma ser desconsiderado nas generalizações que resultam de uma abordagem do percurso docente por ciclos.

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RESQUE, Marciléa Serrão; ALVES, José Moysés. As configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 15, n. 33, p. 251-266, jan./jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5955. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11801. Acesso em: .