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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12061
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | FERREIRA, Rafael Elias de Queiróz | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T21:43:21Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11T21:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-30 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Rafael Elias de Queiróz. Da rima à raça: narrativa rap e consciência histórica na poesia de Pelé do manifesto. Orientador: Antônio Maurício Dias da Costa. 186 f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12061. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12061 | - |
dc.description.abstract | Considering Brazilian education as a constructor of a hegemonic educational discourse in the sense of reproducing stereotypes towards the Afro-Brazilian populations, this study aims to dialogue with the narrative poems of Pelé do Manifesto in the attempt to promote reflections in school space about the historical consciousnesses, as well as of the historical identities that their compositions may engender. The methodological treatment developed by this research was based on the analysis of the rapper's musical compositions lyrics, as well as on interviews he granted, as well as the execution of a pedagogical intervention project that allowed the application of his lyrics in school space. In this way, the musical compositions of the Rap genre, written by Pelé do Manifesto, can be observed as being fruitful in the process of constructing historical identities, which allows us to conclude that Rap music mobilizes historical knowledge - which is resulting from practical life experiences - and presents itself as a fruitful didactic language in the teaching of History, contributing to the awakening of an identity affinity with Afro-Brazilian populations. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2019-11-11T21:42:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_RimaRacaNarrativa.pdf: 1898713 bytes, checksum: 4d85e41b25d9eb06861f858a493464be (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2019-11-11T21:43:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_RimaRacaNarrativa.pdf: 1898713 bytes, checksum: 4d85e41b25d9eb06861f858a493464be (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-11T21:43:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_RimaRacaNarrativa.pdf: 1898713 bytes, checksum: 4d85e41b25d9eb06861f858a493464be (MD5) Previous issue date: 2019-01-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.subject | Consciência histórica | pt_BR |
dc.subject | Identidade histórica | pt_BR |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | Historical consciousness | en |
dc.subject | Historical identity | en |
dc.title | Da rima à raça: narrativa rap e consciência histórica na poesia de Pelé do manifesto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Universitário de Ananindeua | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, Antônio Maurício Dias da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2563255308649361 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5730716816162311 | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a educação brasileira como sendo construtora de um discurso educacional hegemônico no sentido de reproduzir estereótipos para com as populações afro-brasileiras, objetiva-se com este estudo dialogar com as poesias narrativas de Pelé do Manifesto no intento de promover reflexões em espaço escolar acerca das consciências históricas, bem como das identidades históricas que suas composições podem vir a engendrar. O trato metodológico desenvolvido por esta pesquisa enveredou pela análise das letras composições musicais do rapper, bem como em entrevistas por ele concedida, além da execução de um projeto de intervenção pedagógica que permitiu a aplicação de suas letras em espaço escolar. Desse modo, observa-se a potencialidade das composições musicais do gênero Rap, de autoria de Pelé do Manifesto, como sendo fecundas no processo de construção de identidades históricas, o que nos permite concluir que a música do gênero Rap mobiliza saberes históricos – que são resultantes de experiências de vida prática – e apresenta-se como uma linguagem didática fecunda no ensino de História, contribuindo para o despertar de uma afinidade identitária junto às populações afro-brasileiras. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
dc.description.affiliation | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-0223-9264 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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