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dc.creatorPATRÍCIO, Júlio Cezar dos Santos-
dc.date.accessioned2019-11-13T14:24:20Z-
dc.date.available2019-11-13T14:24:20Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.citationPATRÍCIO, Júlio Cezar dos Santos. Planos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarena. Orientador: Luis Eduardo Aragón Vaca. 2019. 168 f. Tese (Doutorado em Ciências - Desenvolvimento Socioambiental) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/retrieve/63981/Tese_PlanosDesenvolvimentoDesigualdade.pdf . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12066-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze, in an interdisciplinary perspective, the inequalities in the transportation system generated by the implementation of the Barcarena Industrial District (DIB), between the system available for the necessary transportation to the large installed enterprises and the system offered for the necessary transportation of the traditional communities and other people marginalized by the implementation of the DIB, equipment that impacts on the improvement of the municipal income level (economic growth), without generating development, improvement of public services in general, and the transportation of people and cargo in Barcarena, in particular. The thesis relates the development plans for Amazonia to their objectives, the management of governments, and the unequal treatment of the transportation system, favoring companies. This reality was understood and analyzed from field research in the five municipal districts, when observation procedures, document analysis and interviews were performed. Thus, even considering the preference for corporate logistics, it was noticed the reduced investment in infrastructure, the main factor of demand by companies, to achieve greater profitability each year. Otherwise, even if there are innovative and up-to-date urban development and mobility plans, they are not implemented and the population is displaced to peripheral spaces, being isolated and deprived of public policies on transport services. This is the result of the absence of collective actions that reduce transport inequalities, a sign of the low convergence of municipal management, business and civil society objectives that benefit the transport system. The transport system that serves the population has remained in the same operation, regardless of spatial changes since the 1980s. In particular, river transport, which by its characteristics, encourages and preserves solidarity, cultural identity, citizenship and community network; elements that strengthen collective memories and redefine boundaries that identify their importance for life in Barcarena and the Amazonpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTransportes - Barcarena (PA) -pt_BR
dc.subjectMobilidade social - Barcarena (PA)pt_BR
dc.subjectTransportes - Planejamento - Barcarena (PA)pt_BR
dc.subjectVila do Conde (PA) - Aspectos sociaispt_BR
dc.titlePlanos de desenvolvimento e desigualdade de transporte em Barcarenapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Altos Estudos Amazônicospt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.contributor.advisor1ARAGÓN VACA, Luis Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713210031909963pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1799014841946544pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar, numa ótica interdisciplinar, as desigualdades no sistema de transporte geradas pela implantação do Distrito Industrial de Barcarena (DIB), entre o sistema disponível para o transporte necessário aos grandes empreendimentos instalados e o sistema oferecido para o transporte necessário das comunidades tradicionais e demais pessoas marginalizadas pela implantação do DIB, equipamentos que impactam na melhoria do nível de renda municipal (crescimento econômico), sem gerar desenvolvimento, melhoria dos serviços públicos em geral, e no do transporte de pessoas e cargas em Barcarena, em particular. A tese relaciona os planos de desenvolvimento para Amazônia, seus objetivos, agestão dos governos e o tratamento dado ao sistema de transporte na forma desigual, com favorecimento às empresas. Essa realidade foi compreendida e analisada a partir da pesquisa de campo nos cinco distritos municipais, quando foram realizados procedimentos de observação, análise documental e entrevistas. Dessa maneira, mesmo diante da preferência pela logística empresarial, foi percebido o reduzido investimento em infraestrutura, o principal fator de reivindicação por parte das empresas, para atingirem maior rentabilidade a cada ano. De outro modo, mesmo que existam planos de desenvolvimento e mobilidade urbana inovadores e atualizados, não são aplicados e a população é deslocada para espaços periféricos, ficando isolada e desprovida do atendimento de políticas públicas em serviços de transporte. Isso é resultado da ausência de ações coletivas que reduzam as desigualdades por transporte, sinal da baixa convergência de objetivos da gestão municipal, empresas e sociedade civil, que beneficiem o sistema de transporte. O sistema de transporte que atende apopulação permaneceu na mesma operacionalidade, indiferente às mudanças espaciais a partir dos anos de 1980, em especial o transporte fluvial, que por suas características estimula e preserva a solidariedade, identidade cultural, cidadania e rede comunitária; elementos que fortalecem as memórias coletivas e redefinem fronteiras que identificam a sua importância para a vida em Barcarena e na Amazônia.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmidopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSOCIEDADE, URBANIZAÇÃO E ESTUDOS POPULACIONAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoDESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTALpt_BR
dc.description.affiliationCESUPA - Centro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.description.affiliationUNAMA - Universidade da Amazôniapt_BR
dc.description.affiliationCEAP - Centro de Ensino Superior do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Doutorado) - PPGDSTU/NAEA

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