Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12098
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | DUARTE, Rafael Soares | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-28T14:54:47Z | - |
dc.date.available | 2019-11-28T14:54:47Z | - |
dc.date.issued | 2013-06 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Rafael Soares. Considerações sobre literatura e institucionalidade. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 1, n. 1, p. 37-47, jan./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6275. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12098. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-1346 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this essay is to think about Literature as an object of study, what is the literature taught at school, and what can be taught to the student of literature, checking out the disparity and incongruence historically kept between the potentiality of Literature as a builder of the students intellectuality and the historicist direction presented at the regular study. Also are presented a few sketches of possible directions about the Literature teaching. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2019-11-20T17:28:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_ConsideracoesSobreLiteratura.pdf: 276458 bytes, checksum: fa0d24a36b33955eae9b888c436203a3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2019-11-28T14:54:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_ConsideracoesSobreLiteratura.pdf: 276458 bytes, checksum: fa0d24a36b33955eae9b888c436203a3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-28T14:54:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_ConsideracoesSobreLiteratura.pdf: 276458 bytes, checksum: fa0d24a36b33955eae9b888c436203a3 (MD5) Previous issue date: 2013-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Nova Revista Amazônica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source.uri | https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6275 | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
dc.subject | Construção da intelectualidade | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Literature | en |
dc.subject | Literature teaching | en |
dc.subject | Construction of the intellectuality | en |
dc.title | Considerações sobre literatura e institucionalidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0852978392266791 | pt_BR |
dc.citation.volume | 1 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 37 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 47 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6275 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente ensaio tem como objetivo pensar a Literatura como objeto de ensino, o que é a literatura ensinada na escola e o que pode ser ensinado por um docente de Literatura. Assim são verificadas disparidades e incongruências historicamente mantidas entre a potencialidade da Literatura como formadora da intelectualidade dos sujeitos educandos e o direcionamento unicamente historicista apresentado no Ensino Médio. São também apresentados esboços sobre direcionamentos possíveis para o ensino da Literatura. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - NRA/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ConsideracoesLiteraturaInstitucionalidade.pdf | 269,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons