Artigos - NRA/UFPA

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12319

https://diadorim.ibict.br/handle/1/1445

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 298
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Médica da (e na) floresta: a trajetória de uma parteira, pajé e benzedeira Tembé Tenetherar
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) PANTOJA, Ana Lídia Nauar
    A proposta deste artigo é fazer uma reflexão sobre a importância dos saberes tradicionais e práticas de curas tradicionais entre os povos indígenas Tembé Tenethehar, Nordeste do estado do Pará, por meio das narrativas biográficas de uma parteira, pajé e benzedeira da Aldeia Ytuaçu. A pesquisa de caráter exploratória com utilização do método biográfico e história oral, teve os dados submetidos à análise qualitativa, apontando para a importância que as mulheres assumem na comunidade e em particular a parteira Francisca, cuja trajetória revela a tradição de uma medicina popular que nem sempre é valorizada no contexto das políticas de atenção à saúde indígena que vêm sendo implementadas pelo Estado no local, apontando, com isso, para os riscos de desenraizamentos de valores culturais ancestrais essenciais à preservação das suas tradições e identidades.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Assimetrias da memória: trajetórias similares, lembranças desiguais – Maria do Carmo Sarmento e Bettina Ferro de Souza, médicas no Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) MIRANDA, Aristóteles Guilliod de; ABREU JUNIOR, José Maria de Castro
    O artigo aborda as trajetórias de duas médicas paraenses, graduadas pela antiga Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará – atualmente Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, na segunda metade da década de 1930, ambas figuras de destaque na especialidade de Cardiologia, que começava a se firmar como tal: Maria do Carmo Sarmento Carvalho, a que primeiro utilizou o aparelho de eletrocardiograma em Belém do Pará, tendo tido, também, grande atividade política pelo Partido Comunista Brasileiro, mas que permanece esquecida em seu pioneirismo; e Bettina Ferro de Souza, que firmou-se como figura destacada tanto na docência quanto na especialidade, tornando-se uma espécie de padroeira da Cardiologia no Pará. As diferenças entre ambas as médicas e os possíveis motivos para que as lembranças relacionadas a elas resultassem tão desiguais, com o apagamento da memória de uma e a celebração da outra, são apresentadas e discutidas, procurando-se explicações para tal fato.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Entre Miasmas e o Anopheles: uma breve história da malária no alvorecer da república em Manaus (1898-1904)
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) SILVA, Márcio de Carvalho e; BARBOSA, Keith Valéria de Oliveira
    Os primeiros anos de República em Manaus foram movimentados devido às alterações significativas na paisagem da cidade, como a construção e o nivelamento de ruas e o aterro de igarapés. Esses acontecimentos foram propiciados graças ao acúmulo de capital advindo da comercialização do látex, a ponto de a cidade ficar conhecida como a “Paris dos Trópicos”, dada o cosmopolitismo que a cidade assumira com a economia da borracha. Ao mesmo tempo em que se expandiu enquanto cidade, Manaus também assistiu a expansão de doenças como a malária, esta que protagonizou sucessivas epidemias no período da Belle Époque. No presente artigo iremos abordar como a doença ganhou uma visibilidade diferenciada em relação à época provincial, destacando-se nos relatórios de autoridades sanitárias e dos governantes no alvorecer da República em Manaus. Para tanto utilizaremos a técnica da análise de discursos de modo a verificar as mudanças e permanências no entendimento sobre a doença entre 1898 e 1904. Ao mesmo tempo, iremos verificar como o recrudescimento da doença na cidade traz, à reboque, novos embates entre os médicos amazonenses em relação à etiologia e à transmissão da moléstia, isto é, a partir da ideia do mosquito enquanto vetor nos primeiros anos do século XX.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    “No olho do furação”: a construção projeto de isolamento social frente ao Covid-19, em um grupo indígena na Amazônia
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) POTIGUAR JUNIOR, Petrônio Lauro
    Expomos aqui este relato de experiência, fruto de uma viagem de cinco meses de pesquisa de campo na aldeia Mapuera, onde vivem vários grupos indígenas denominado genericamente de “Etnia Wai Wai”, na cidade de Oriximiná, no noroeste do Pará, por conta da fase final da tese de doutorado que está em curso. Apresentamos aqui os momentos de angustias e inquietações vividos pelo autor desse relato e indígenas nesse local, nas primeiras manifestações da pandemia da Covid-19, denominado aqui de “olho do furacão”, em março de 2020.Tal experiência nos direcionou ao seguinte questionamento: como antropólogo poderia contribuir em contexto de pandêmico em grupos indígenas, em especial, em Mapuera? A partir dessa pergunta, articulações foram feitas envolvendo cacique geral, lideranças, Conselho de Saúde da Mapuera, lideranças da igreja evangélica local, professores e profissionais da saúde que prestam serviço no local pela Fundação Ovídio Machado, frente ao Distrito Sanitário Guamá Tocantins- DSEI-GUATOC, incidido na elaboração de um projeto de isolamento social. Até a primeira quinzena de junho de 2020, momento da saída de campo, o referido projeto não tinha sido usado, pois nenhum caso de covid-19 acometera qualquer indígena no local, mas somente atingido alguns deles que estavam fora desse espaço, como na cidade de Belém, Santarém e Oriximiná, inclusive com óbito. Também notícias dão conta que, apesar de não adesão ao “projeto de Isolamento Social” pelo DSEI GUATOC, sua produção serviu de parâmetro para a feitura de um plano de proteção à equipe de saúde e aos indígenas do local, revelando um dos objetivos dessa proposição, inspirar ações de políticas públicas em tempos de pandemia para a proteção dos povos indígenas na Amazônia, independentemente de quem quer que seja.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Uma experiência em saúde, língua e humanização no contato entre médicos cubanos e pacientes brasileiros na Amazônia paraense
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) SILVA, Danielle Pinto; SILVA, Tabita Fernandes da
    Este artigo traz o recorte de um estudo mais amplo da dissertação intitulada “Médicos cubanos e comunidade bragantina: notas sobre o contato linguístico espanhol/português em terras brasileiras” que teve como objetivo apresentar alguns aspectos da situação do contato linguístico que se estabeleceu entre médicos cubanos e parte da comunidade bragantina no âmbito do Programa Mais Médicos, nos anos de 2015 a 2017, no município de Bragança-PA. Neste recorte, apresentamos algumas questões de natureza linguística que emergiram desse contato linguístico nas práticas de saúde entre os médicos cubanos e pacientes bragantinos, em que ambos estavam interessados em entender e se fazerem entendidos em seus relatos verbais. Dessa forma, a pesquisa consistiu em analisar os impasses impostos pelas diferenças linguísticas dos dois grupos bem como sobre as estratégias desenvolvidas, por ambos, para atingirem os propósitos prioritários das consultas médicas no contexto em que se encontravam. Assim, os resultados evidenciaram que o esforço mútuo e a cooperação na aceitação das estratégias e esforços de tradução propostos no contexto garantiram o sucesso das interpretações dos sintomas da enfermidade e de seus diagnósticos, culminado em uma experiência integrativa entre saúde, língua e humanização na Amazônia paraense. O caminho metodológico da pesquisa constituiu-se em uma abordagem hermenêutica e, para isso, foram realizadas entrevistas, aplicação de questionários e observações, bem como foram adotados princípios teóricos das áreas Línguas em Contato Weinreich (1953) e Thomason (2001), da Sociolinguística Labov (2008) e Calvet (2004), Bortoni- Ricardo (2005) e da Tradução cultural Jakobson (1995).
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Sexo é só para quem pode pagar: um diálogo com o cotidiano da prostituição no Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) FIGUEIREDO, Augusto César Pinto
    O presente artigo é o resultado do primeiro ano de pesquisa de campo desenvolvida para a tese de doutorado intitulada: “A história da prostituição em áreas de barragens na Amazônia: O lado sombrio do grande capital”, e das discussões gestas na disciplina “Sociobiodiversidade e trabalho”. No presente artigo abordamos diversos aspectos como perfil das profissionais do sexo, perfil dos clientes, valor dos programas, abordamos brevemente os motivos que levam essas pessoas a ingressarem no mercado do sexo. Falaremos sobre metodologia de pesquisa de campo, os desafios de fazer pesquisa de campo durante o período de pandemia, apresentamos a transcrição de diálogos que foram coletados ao longo do ano de 2020 com cerca de 50 profissionais do sexo. As perguntas inicialmente eram abertas, mas tão logo as entrevistadas se sentiam à vontade, as perguntas abertas davam espaço a narrativas de vida e trajetórias que iam do histórico familiar até o momento que as levou a “escolha” do mercado da prestação de serviços sexuais. Os dados coletados resultaram numa tabela que apresentamos as características físicas, faixa etária, os tipos de programas e os cachês médios cobrados por programa.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Perfil epidemiológico de pacientes com leishmaniose visceral nas regiões do Brasil
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) PACHECO, Erilana Silva; AZEVEDO, Josiane Silva de Lima; FERREIRA, Yrlane Paes; GUERRA, Sylvia de Fátima dos Santos; GUERRA, Márcia Cristina dos Santos
    A Leishmaniose visceral (LV) é uma doença endêmica no Brasil que pode ocasionar óbito do indivíduo em 95% dos casos não tratados, sendo considerada um problema de saúde pública. O presente estudo teve como objetivo descrever o perfil epidemiológico da LV das diferentes regiões do Brasil. Para isso, os dados analisados das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil no período de 2014 a 2018 foram coletados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, sendo analisada a incidência, letalidade, gênero, faixa etária, escolaridade, critério de confirmação e evolução do caso empregando o teste de Qui-quadrado, teste G e regressão linear simples. Durante o período do estudo ocorreram 19.053 casos de LV no Brasil, com maior incidência nas regiões Norte e Nordeste. Ocorrência maior na faixa etária menor de 14 anos, baixa escolaridade, gênero masculino, que obtiveram diagnóstico laboratorial e cura. Casos de LV ainda são recorrentes no cenário atual, sendo necessário ações efetivas nos diferentes níveis de prevenção podem reduzir significativamente os índices desta doença no Brasil.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios na inclusão de saberes e práticas socioambientais locais no Plano de Manejo da Resex marinha Caeté-Taperaçu
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) OLIVEIRA, Marcelo do Vale
    O objetivo geral é de compreender os desafios da inclusão dos saberes e práticas socioambientais locais na coprodução do Plano de Manejo da Resex Caeté-Taperaçu. A questão central é quais os desafios da inclusão das práticas socioambientais locais na coprodução do Plano de Manejo da Resex marinha Caeté-Taperaçu? A partir de uma abordagem da Sociologia da Ação Pública (LASCOUMES e LE GALÈS, 2012; TEISSERENC e TEISSERENC, 2014) vinculamos uma nova perspectiva de olhar interdisciplinar sobre as políticas públicas, na qual o Estado tem sua centralidade contestada, com maior participação de diferentes atores nas discussões com implementações e gerenciamentos, a partir de novas dinâmicas e mobilizações locais. A base de dados analisados foi constituída a partir de informações documentais e entrevistas de vinte pessoas envolvidas na coprodução. E o resultado principal evidencia que em um processo tão rico em aprendizados e em conquistas socioambientais ainda não se conseguiu romper com a hegemonia de interesses outros vinculados à uma racionalidade que não ambiental e nem das populações locais. Mas não se pode deixar de reconhecer a capacidade de resistir, de inventar, de aprender, de segmentos sociais como as populações tradicionais, em parceria com outros segmentos de atores (Instituições de ensino e pesquisa, organismos do Estado), vem conseguindo se impor, enfrentar forças políticas e econômicas que as negam, via adoção das referências da conservação ambiental.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Sobre as experiências de comensalidades de imigrantes brasileiros e paraenses em Barcelona
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) PICANÇO, Miguel de Nazaré Brito
    Este artigo é de cunho etnográfico e se inscreve no âmbito do meu Pós-doutorado em Antropologia da Alimentação, instância levada a cabo no período de julho de 2018 a janeiro de 2019, no Observatorio de la Alimentação, na Universidade de Barcelona, cujo objetivo é descrever e analisar, por meio de narrativas textuais e imagéticas, as experiências de comensalidades vivificadas por brasileiros, em particular pelos paraenses, que vivem Barcelona. Por meio de observação em campo, conversas e entrevistas, pode-se notar que os comportamentos alimentares dos imigrantes que habitam em Barcelona constituem-se em recursos políticos de resistência e afirmação frente a outros contextos alimentares.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar”
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) BRITO, Camila de Cássia; RIBEIRO, Karley dos Reis; NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos
    O presente estudo se constrói numa realidade amazônica marajoara, partindo da realização do Projeto de extensão “Alfabetizar para Libertar”, da Biblioteca Professor Ricardo Teixeira de Barros, do Campus Universitário do Marajó – Soure (UFPA), que propôs desenvolver a leitura como ação alfabetizadora para Jovens e Adultos afastados do cotidiano escolar. A leitura pode ser compreendida como técnica de aperfeiçoamento da capacidade cognitiva do indivíduo, sendo trabalhada com base na cultura, cotidiano, memórias e vivências e experiências individuais e coletivas. Teoricamente, este estudo se baseia nas ideias de Freire (1987,1989,1996,1997); Schwartz (2010); Leal; Albuquerque e Morais (2010), Giubilei (2005); Leite (2013) e Gadotti; Romao (2011). Por conseguinte, utilizam-se como técnicas de coleta de dados o questionário e a observação caracterizando este estudo como pesquisa- ação. Os resultados identificam que dos 27 participantes do projeto, 25 destes aperfeiçoaram seus conhecimentos de leitura aliada a prática da escrita e 2 daqueles, aprenderam a ler e a escrever. Toda ação praticada em prol da comunidade possui suma importância para o campo cientifico educacional como um todo e projetos de extensão em espaços educativos diferenciados, são bem vindos como prática de integração da Universidade com a comunidade acadêmica e externa proporcionando experiências significativas na vida desses indivíduos.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Cantos e gritos da terra: campesinos e proprietários rurais nos processos de reforma e contrarreforma agrária do Chile (1958-1990)
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) RIBEIRO, Vanderlei Vazelesk
    Neste trabalho discute-se o processo de reforma e contrarreforma agrária, ocorrido no Chile entre as décadas de 1960 e 1990. Reflete-se, inicialmente, a respeito do processo de reforma agrária desenvolvido durante as presidências de Jorge Alessandri (1958-1964), Eduardo Frei (1964-1970) e Salvador Allende (1970-1973). Posteriormente, avalia-se o esforço de reversão do processo executado durante o regime liderado pelo general Augusto Pinochet entre 1973 e 1990. Entende-se estes processos como resultado da interação entre a burocracia de Estado e os diversos grupos sociais. Deste modo, analisa-se “a atuação tanto de organizações representativas dos proprietários de terra como dos movimentos campesinos.” Procuraremos perceber estes movimentos não como todos homogêneos, mas observando suas divergências internas, que levam, às vezes, a fraturas intraorganizacionais. Quando possível realiza-se a comparação do desenvolvimento da reforma e da contrarreforma, cotejando seu desenrolar no Chile central e na Região Sul, marcada pelos conflitos entre os terratenentes e as populações mapuches, na luta pela posse da terra. Deste modo, compreende-se o peso do tema indígena nesta região, que teria reflexos no contexto nacional.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A constituição da identidade linguística surda: a narrativização avaliativa surda sobre Língua Portuguesa e Libras
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira; PEIXOTO, Elenilce Reis Farias; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
    Este trabalho é um recorte de pesquisa cuja base teórica abarca a Análise de Discurso Crítica (ADC) e os Estudos Surdos. Objetiva-se, de modo geral, analisar como são avaliados alguns aspectos do mundo (relação com a Língua Portuguesa e a Libras) por uma aluna surda. Especificamente, busca-se identificar como a estudante surda narrativiza sua experiência e, por conseguinte, compreender as implicações dessas avaliações para seu processo de identificação. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de base etnográfica. O objeto são respostas obtidas a partir de uma entrevista com uma estudante surda sobre a sua experiência com a Língua Portuguesa. A análise de dados foi conduzida a partir da ADC e da Linguística Sistêmico Funcional (LSF). A função discursiva pontuada aqui é a identificacional, a partir da análise da categoria avaliação. Os resultados apontam para uma construção negativa sobre a Língua Portuguesa e seu ensino e positiva sobre a Libras, constituindo uma identidade que se afasta da perspectiva ouvintista sobre a surdez assim como da relação entre o surdo e o ensino da Língua Portuguesa como sua segunda língua.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia materialista histórico-crítica: o conto literário como proposta de ensino-aprendizagem de língua materna
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06) OLIVEIRA, Valdeci Batista de Melo; SMITH JUNIOR, Francisco Pereira; BONIATTI, André; BONIATTI, Edina
    O presente artigo intenciona discutir e trazer à tona ideias para o desenvolvimento de uma pedagogia materialista histórico-crítica no âmbito das aulas de Língua Portuguesa, enfatizando questionamentos e atividades a ser desenvolvidos no Ensino Fundamental II principalmente, mas que podem ainda ser aplicados com variações em outras séries. Os textos escolhidos para análise e desenvolvimento de sequência didática foram A festa no céu, conto tradicional do Brasil narrado por Luís Câmara Cascudo e A raposa e as uvas, uma das fábulas de Esopo. Pensamos assim contribuir com o ensino de língua portuguesa no Brasil e com o trabalho a partir de textos literários na América Latina, repercutindo as vozes de uma pedagogia voltada à humanização, ao pensamento crítico e à reflexão acerca da realidade que nos cerca. Para este estudo foram utilizados aportes teóricos de Labov (1997), Barthes (1976) e Fiorin (2008).
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Formação profissional e desenvolvimento local: relações e oportunidades a partir da elaboração do projeto educativo de um município português
    (Universidade Federal do Pará, 2021-03) ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros; FRIAS, Mafalda; CORDEIRO, António Manuel Rochette
    As políticas de formação profissional, ao alinharem-se com as inovações tecnológicas, transformações produtivas e com a organização do trabalho, procuram definir estratégias que resultem numa efetiva participação do indivíduo no seu ambiente produtivo. Com uma intenção integradora e, tendo em consideração as mudanças dos processos e contextos dos setores da economia, as entidades de formação profissional, ao adotarem uma visão mais ampla de ação deverão orientar-se para o desenvolvimento de iniciativas formativas ajustadas às reais necessidades da sociedade e, principalmente, da comunidade local, na qual os cidadãos atuam. Nesta linha de pensamento, no âmbito de um projeto estratégico para a educação em contexto municipal - Projeto Educativo Local - desenvolvido entre a Universidade de Coimbra e um município da Área Metropolitana de Lisboa (Sintra), e ainda numa fase de diagnóstico, recorrendo à técnica Grupo Focal, foi realizada uma auscultação da perceção de representantes das empresas e entidades de formação do território municipal em torno da caracterização do tecido empresarial e suas necessidades ao nível dos recursos humanos e respetivas áreas de formação. Partindo do pressuposto de que o desenvolvimento local apela à participação de todos os agentes e de todas as pessoas, a partir de uma preparação holística, a formação profissional, enquanto contributo vital para o desenvolvimento económico, social e cultural, torna-se um fenómeno multidimensional focado, essencialmente, na promoção de capacidades de ação e no reforço das condições de participação individual e grupal, nos processos de desenvolvimento integrado e sustentado, a partir das realidades das pessoas e das suas comunidades.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A EJA em tempos de pandemia de covid-19: reflexões sobre os direitos e políticas educacionais na Amazônia Bragantina
    (Universidade Federal do Pará, 2021-03) CUNHA, Alessandra Sampaio; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; COSTA, Nívia Maria Vieira
    Este trabalho teve como temática a discussão do direito e das políticas educacionais, dando ênfase na Educação de Jovens e Adultos- EJA em tempos de pandemia na Amazônia bragantina. O objetivo da investigação foi analisar o alcance do direito a educação de jovens e adultos diante das políticas educacionais brasileiras e em tempos de pandemia na Amazônia bragantina. A metodologia utilizada preocupou-se em abranger uma abordagem qualitativa, por meio pesquisa documental articulando informações de pareceres e legislações / estatísticas da EJA do município de Bragança-PA, no sentido de cruzar os dados e informações num movimento circular (SAMPIERI, CALLADO E LUCIO, 2013) e qualificar o corpus de análise. Os resultados levantados mostram antigas e novas questões sobre uma Educação de Jovens e Adultos pautadas em políticas compensatórias de diminuições de tempos e conteúdos, de fechamento de turmas, de diminuição do número de matrículas, fechamento dos programas específicos para a EJA, agravado ainda mais em tempos de pandemia em virtude do silenciamento diante garantia do acesso as instituições de ensino ao público desta modalidade de ensino.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem significativa como alicerce para metodologias ativas no ensino de ciências: uma interlocução em prol da educação de jovens e adultos
    (Universidade Federal do Pará, 2021-03) AUGUSTINHO, Elizabeth; VIEIRA, Valéria da Silva
    O artigo apresenta reflexões sobre como a educação de jovens e adultos pode ser ressignificada, na busca de uma participação ativa do aluno, na qual ele seja protagonista e sujeito de sua aprendizagem. Destaca a importância da formação docente para atuar nessa modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, elaborada com base na experiência em sala de aula e por meio de leitura de vasto material bibliográfico, que motivaram o aprofundamento do tema, priorizando autores de referência, como: Freire, Ausubel, Moran, Chassot. Além de apresentar conceitos fundamentais relacionados à aprendizagem significativa, é destacada a importância das metodologias ativas, que podem se tornar estratégias eficazes para a aprendizagem significativa em ciências na educação de jovens e adultos.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A questão do tema gerador em Paulo Freire: práticas e experimentações em Tracuateua-PA
    (Universidade Federal do Pará, 2021-03) PINHEIRO, Marcio Fernando Duarte; SILVA, José Bittencourt da
    Objetiva-se com este texto expor e analisar a implementação prática das ideias de Paulo Freire no âmbito da Educação de Jovens e Adultos no município de Tracuateua, estado do Pará. As bases teóricas e práticas da educação que este intelectual apresentou foram tomadas como referência nas escolas do município de 2009-2015, ainda que ressignificadas e ajustadas à realidade do lugar. A partir de levantamento documental e entrevistas com técnicos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), chegou-se à conclusão de que as ideias de Paulo Freire são essenciais para o percurso formativo dos/as educandos/as de Tracuateua. Por isso, os agentes educacionais locais vêm resistindo às pressões no cenário político atual brasileiro buscado manter o trabalho pedagógico alicerçado na escuta e dialogicidade tão caros ao paradigma freiriano de educação.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Retratos da EJA na Amazônia Marajoara: desafios do ensino da língua inglesa na educação escolar quilombola
    (Universidade Federal do Pará, 2021-03) RIBEIRO, Karley dos Reis; SANTOS, Raquel Amorim dos; BRITO, Camila de Cássia
    O presente estudo se propôs a discutir o ensino da Língua Inglesa (LI) para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva da Educação Escolar Quilombola (EEQ), em uma escola quilombola do município de Salvaterra da Amazônia Marajoara. A pesquisa analisou o ensino da LI e seus desdobramentos para a EEQ, permitindo evidenciar outras perspectivas para o ensino do idioma. Utilizou-se a análise interpretativista e pesquisa bibliográfica especializada da área. A pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho interpretativista, e os aportes teóricos que embasaram a análise dos dados foram: Pennycook (1998), Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2002; 2005), entre outros. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as questões étnico-raciais nas aulas de LI na EJA da EEQ é um campo desafiador para alcançar a qualidade do ensino da LI na proposta da EEQ. A necessidade de formação continuada dos professores de LI para as relações étnico-raciais é uma necessidade emergencial, pois os dados indicaram que os desafios estão associados majoritariamente as práticas pedagógicas do professor de LI.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Narrativas de crianças sobre o saber/fazer em festas amazônicas: o caso da marujada de São Benedito e São Sebastião em Tracuateua/PA
    (Universidade Federal do Pará, 2021-03) SILVA, Dilma Oliveira da; CARVALHO, Nazaré Cristina
    O estudo tem como objetivo analisar os saberes e os fazeres vivenciados pelas crianças durante a festa da marujada no município de Tracuateua/PA. A problemática fomentada norteou-se pela seguinte pergunta: qual a percepção das crianças da marujada de Tracuateua/PA sobre os saberes/fazeres dessa festividade? Para isso, foi necessário discutir as categorias cultura, educação, saberes e infância sobre novos olhares na perspectiva da cultura representada como “teia de significados” construídos nas relações sociais dos homens; a educação como uma “fração dessa cultura” e que pode ser desenvolvida em diferentes lugares com diversos grupos sociais; os saberes enquanto um aprendizado transmitido entre gerações numa heterogeneidade de fazer; a infância foi analisada à luz da “sociologia da infância”, compreendendo a criança como protagonista de suas vivências. Este estudo teve como intérpretes 16 (dezesseis) crianças, sendo 10 (dez) meninas e 6 (seis) meninos, com faixa etária entre 6 (seis) e 12 (doze) anos de idade, participantes da festa. O percurso metodológico foi caracterizado pela abordagem qualitativa com técnicas de pesquisa como rodas de conversas, observação, diários de campo, registros fotográficos e a dinâmica com desenhos. Dessa forma, partindo da diversidade de conhecimento construídos no cotidiano da marujada identificou-se saberes e fazeres inerentes a festa vivenciados e partilhados do/pelo movimento entre marujos e marujas de diferentes gerações por meio da escuta, da observação e da oralidade.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Os saberes da tradição da comunidade Segredinho na percepção das crianças
    (Universidade Federal do Pará, 2021-03) CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; ROCHA, Nádia Araújo
    Este artigo se propõe a refletir sobre os saberes da tradição que são apreendidos por meio da pesca artesanal e o mito que envolve o Lago do Segredo a partir da percepção das crianças da comunidade Segredinho/Capanema-PA. Trata-se de um recorte da pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida na comunidade Segredinho/Capanema-PA no nordeste paraense. Para isso, utilizou-se a pesquisa qualitativa e para a obtenção dos dados a entrevista semiestruturada com duas (02) crianças moradoras da comunidade. Os resultados apontaram que as crianças desenvolvem cotidianamente na realização de práticas socioambientais saberes ligados a: composição, tamanho, tipo dos peixes, os instrumentos de pesca, a identificação das espécies, os pontos mais propícios para a pesca e etc. Saberes referentes a pesca artesanal adquiridos por meio da transmissão e da observação dos mais experientes na atividade, que passa de geração para geração. A pesca no Lago do Segredo além de ser uma atividade econômica congrega aspectos míticos, simbólicos e da tradição.