Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Carlos Henrique Hildebrando dos-
dc.date.accessioned2019-12-04T12:37:21Z-
dc.date.available2019-12-04T12:37:21Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Carlos Henrique Hildebrando dos. Arte e natureza na teoria estética de Theodor W. Adorno. Orientador: Henry Martin Burnett Junior 2019. 157 f. Dissertação ( Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12106. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12106-
dc.description.abstractThroughout the trajectory of the philosophical writings of Theodor W. Adorno becomes perceptible the different forms with a materialistic and dialectical reflection on nature. We highlight the conference: The idea of the natural history of 1932 and the book entitled Dialectic of enlightenment, written in the decade of 1940. On the other hand, in what would be his last written work and published posthumously in the early 1970s, aesthetic theory, these issues return as a way of thinking of nature as an aesthetic category indispensable for a theory of works of art, the refuge of mimetic behavior. In this way, our objective is inscribed in the perspective of analyzing the beautiful natural and its relation with the works of art, from its late work. Since he takes up not only discussions of his youthful phase but also the considerations of the beautiful natural present in the German aesthetic tradition from the turn of the eighteenth century to the nineteenth, we are drawn in the analysis of this tradition always taking as a starting point the position of Adorno. With this reading, we are enabled to understand how it resigns the beautiful in nature and thus we can launch ourselves in some literary works that the author has been attentive and in what way they enable us to understand the importance of this aesthetic category. Finally, we understand that he was able to give this conception of beauty a new and more important meaning, above all, to his philosophical project inserted in a critical theory of society.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2019-12-02T16:55:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ArteNaturezaTeoria.pdf: 1622901 bytes, checksum: d18405bd989acb6212880ccb22379e4c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2019-12-04T12:37:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ArteNaturezaTeoria.pdf: 1622901 bytes, checksum: d18405bd989acb6212880ccb22379e4c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-04T12:37:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ArteNaturezaTeoria.pdf: 1622901 bytes, checksum: d18405bd989acb6212880ccb22379e4c (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectBelo naturalpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectMinesispt_BR
dc.subjectNatureen
dc.subjectNatural Beautyen
dc.subjectArten
dc.titleArte e natureza na teoria estética de Theodor W. Adornopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1BURNETT JUNIOR, Henry Martin-
dc.description.resumoAo longo da trajetória dos escritos filosóficos de Theodor W. Adorno se torna perceptível as diferentes formas com a qual ele se lançava nas reflexões materialistas e dialéticas sobre a natureza. Destacamos a conferência: A ideia de história natural de 1932 e a obra intitulada Dialética do esclarecimento, escrita na década de 1940. Por sua vez, naquela que seria sua última obra escrita e publicada postumamente no começo dos anos de 1970, a Teoria estética, essas questões retornam enquanto uma forma de pensar a natureza como categoria estética indispensável para uma teoria das obras de arte, o refúgio do comportamento mimético. Deste modo, nosso objetivo se inscreve na perspectiva de analisar o belo natural e sua relação com as obras de arte, a partir de sua obra tardia. Uma vez que ele retoma não apenas discussões da sua fase de juventude, mas também as considerações do belo natural presente na tradição estética alemã da virada do século XVIII para o XIX nos laçamos na análise dessa tradição sempre tomando como ponto de partida o posicionamento de Adorno. Com essa leitura, somos possibilitados a entender como ele ressignifica o belo na natureza e assim podermos nos lançar em algumas obras literárias que o autor se manteve atento e de que modo elas nos possibilitam a entender a importância desta categoria estética. Por fim, entendemos que ele pôde conferir a essa concepção de belo um novo e mais importante significado, sobretudo, para o seu projeto filosófico inserido em uma teoria crítica da sociedade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIA DO CONHECIMENTO, EPISTEMOLOGIA E FILOSOFIA DA LINGUAGEMpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoFILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Filosofia (Mestrado) - PPGFIL/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ArteNaturezaTeoria.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons