Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCONTIERO, Elza-
dc.date.accessioned2019-12-12T15:57:11Z-
dc.date.available2019-12-12T15:57:11Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.citationCONTIERO, Elza. A dinâmica do léxico: a neologia de empréstimos no contexto da publicidade. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 1, n. 2, p. 97-106, jul./dez. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i2.6286 Disponível em:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12119. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2318-1346pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12119-
dc.description.abstractThe influence of globalization and technology on the lexicon of languages is a fact that cannot be denied; therefore the constant occurrence of foreign words in the Brazilian Portuguese language is a linguistic phenomenon that deserves some reflection. Nowadays, English is the language which gives rise to the most lexical borrowings absorbed by the Brazilian Portuguese language. Broad presence of foreign lexical in media channels linked to communication and information can reveal such phenomenon. The main goal of this paper is to analyze the foreign words found in advertising texts, conveyed in magazines whose target audience is the youth. The collected foreign words refer to a neology that has not been yet transformed into a loanword, so to identify them as such; we adopted the lexicographical criteria, dictionary registration. Having said that, we shall consider a foreign word the lexical unit originally of a foreign language and that is in full use in the Brazilian Portuguese language but it is not in the dictionaries yet.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2019-12-09T17:32:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_ DinamicaLexicoNeologia.pdf: 235453 bytes, checksum: a65287570b4a3033f568cbcb42cf8294 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2019-12-12T15:57:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_ DinamicaLexicoNeologia.pdf: 235453 bytes, checksum: a65287570b4a3033f568cbcb42cf8294 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-12T15:57:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_ DinamicaLexicoNeologia.pdf: 235453 bytes, checksum: a65287570b4a3033f568cbcb42cf8294 (MD5) Previous issue date: 2013-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofNova Revista Amazônicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6286pt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectTermos estrangeirospt_BR
dc.subjectAnúncios publicitáriospt_BR
dc.subjectLexiconen
dc.subjectForeign termsen
dc.subjectAdvertisementen
dc.titleA dinâmica do léxico: a neologia de empréstimos no contexto da publicidadept_BR
dc.title.alternativeThe dynamics of the lexicon: lexical borrowings in the context of advertisingen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3272895666828404pt_BR
dc.citation.volume1pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage97pt_BR
dcterms.citation.epage106pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i2.6286pt_BR
dc.description.resumoA influência da globalização e da tecnologia sobre o léxico das línguas é inegável, logo, a inserção de estrangeirismos cada vez mais recorrentes no português brasileiro merece um espaço de reflexão. Atualmente, o inglês é o idioma do qual promana a maior parte dos empréstimos lexicais absorvidos pelo português brasileiro. Tal fenômeno pode ser evidenciado pela ampla manifestação de estrangeirismos lexicais nos canais midiáticos ligados à comunicação e à informação. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise dos estrangeirismos lexicais extraídos de textos publicitários, veiculados em revistas cujo público-alvo é o juvenil. Os estrangeirismos coletados dizem respeito à neologia de empréstimos e, para identificá-los como tais, foi adotado o critério lexicográfico, de registro dicionarístico; isto é, aqui será considerado estrangeirismo a unidade léxica originária de uma língua estrangeira, em pleno uso no português brasileiro, mas que ainda não está dicionarizada.pt_BR
dc.description.affiliationCONTIERO, E. Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - NRA/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ DinamicaLexicoNeologia.pdf229,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons