Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12151
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MASSUNO, Tatiana de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T14:51:36Z | - |
dc.date.available | 2020-01-14T14:51:36Z | - |
dc.date.issued | 2014-12 | - |
dc.identifier.citation | MASSUNO,Tatiana de Freitas. Penso. Sou? – O Fausto de Fernando Pessoa. Nova Revista Amazônica. Bragança, v. 2, n. 2, p. 118-134, jul./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v2i2.6410. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12151. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-1346 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12151 | - |
dc.description.abstract | The aim of this study is to observe how the Cartesian cogito is interpreted by the dramatic poem Faust by Fernando Pessoa. Catherine Martin in Ruins of Allegory: Paradise Lost and the Metamorphosis of Epic Convention understands that although Paradise Lost was written during the period of Cartesian certainty, it foresees a time of great uncertainty. Given the relationship made by the author between Paradise Lost and Descartes, the article seeks to tackle the texts to think how these literary works interpret this problem: the cogito. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-01-08T13:14:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_PensoSouFausto.pdf: 336622 bytes, checksum: d480c119486f562c4ea5367bdd718784 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-01-14T14:51:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_PensoSouFausto.pdf: 336622 bytes, checksum: d480c119486f562c4ea5367bdd718784 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-01-14T14:51:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_PensoSouFausto.pdf: 336622 bytes, checksum: d480c119486f562c4ea5367bdd718784 (MD5) Previous issue date: 2014-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Nova Revista Amazônica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source.uri | https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6410 | pt_BR |
dc.subject | Cogito | pt_BR |
dc.subject | Fausto | pt_BR |
dc.subject | Satã | pt_BR |
dc.subject | Fernando Pessoa | pt_BR |
dc.subject | Satan | en |
dc.title | Penso. Sou? – O Fausto de Fernando Pessoa | pt_BR |
dc.title.alternative | I think. Am i? – Fausto of Fernando Pessoa | en |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8566036612434251 | pt_BR |
dc.citation.volume | 2 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 118 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 134 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.18542/nra.v2i2.6410 | pt_BR |
dc.description.resumo | O que se pretende no presente estudo é observar a forma através da qual o cogito cartesiano é interpretado pelo poema dramático Fausto de Fernando Pessoa. Catherine Martin em Ruins of Allegory: Paradise Lost and the Metamorphosis of Epic Convention entende que Paradise Lost embora tenha sido escrito durante a vigência das certezas cartesianas, anuncia uma época de grande incertezas. Diante da relação feita pela autora entre Paradise Lost e Descartes, o artigo visa se debruçar sobre os textos para pensar de que formas as obras literárias interpretam tal questão: o cogito. Palavras-chave: cogito; Fausto; Satã; Fernando Pessoa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - NRA/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_PensoSouFausto.pdf | 328,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons