Ensino de ciências por investigação: interações sociais e autonomia moral na construção do conhecimento científico em um clube de ciências

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2018-11-23

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Universidade Federal do Pará

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SIQUEIRA, Hadriane Cristina Carvalho. Ensino de Ciências por investigação: interações sociais e autonomia moral na construção do conhecimento científico em um Clube de Ciências. Orientador: João Manoel da Silva Malheiro. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12234. Acesso em:

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Esta pesquisa tem como objetivo analisar as interações sociais dos alunos participantes do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz a fim de identificar os princípios de sua autonomia moral desenvolvido durante uma atividade investigativa sobre o fenômeno da capilaridade nas plantas. O espaço investigado é considerado um ambiente alternativo destinado ao ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas às Ciências e Matemáticas da UFPA Campus Castanhal. A temática surgiu das reflexões da pesquisadora durante suas experiências pessoais e profissionais que contribuíram para a constituição da sua identidade como professora de Ciências. Assim, foi planejada e aplicada uma Sequência de Ensino Investigativa baseada nas etapas da experimentação investigativa de Carvalho et al. (2009), na qual verificamos os propósitos e as ações pedagógicas que favoreceram as interações entre os estudantes no decorrer das intervenções realizadas como professora-monitora no Clube de Ciência. A pesquisa caracterizou-se como participativa (FLICK, 2009; RICHARDSON, 2014). Os sujeitos participantes foram oito alunos que cursam o 6º ano do ensino fundamental da rede pública de Castanhal/PA e que frequentam o Clube de Ciências. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: gravações de áudio e vídeo, fotografias e notas de campo, com posterior transcrição das falas dos sujeitos. Para a interpretação das informações levantadas, optamos por utilizar o método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Durante as análises realizadas, identificamos que as nossas intervenções como professora-monitora foram fundamentais para desenvolver os propósitos pedagógicos e, assim, organizar e conduzir a atividade investigativa de maneira que pudesse favorecer o surgimento das relações interpessoais. Observamos nas falas e nas atitudes dos educandos princípios de autonomia moral potencializados pelas relações interpessoais que foram estimuladas pelas ações da professora-monitora. Então, com base no referencial teórico de Piaget (1994) e Kohlberg (1992) foi possível analisar o desenvolvimento moral dos alunos durante a construção do conhecimento científico. Surgiram conflitos que nos ajudaram a perceber a descentração e o importante papel da mediação no trabalho coletivo. A experiência resultou na elaboração de um produto que consiste em um caderno pedagógico e um vídeo que demonstram as etapas da experimentação investigativa e evidenciam a postura do educador para o surgimento das interações visando contribuir com o trabalho docente no desenvolvimento de atividades práticas que estimulem o ambiente investigativo nas aulas de ciências.

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SIQUEIRA, Hadriane Cristina Carvalho. Ensino de Ciências por investigação: interações sociais e autonomia moral na construção do conhecimento científico em um Clube de Ciências. Orientador: João Manoel da Silva Malheiro. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12234. Acesso em: