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A problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio

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17-03-2019

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Almeida, Débora Quaresma. A problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio. Orientadora: Profa. Dra. France Fraiha-Martins. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12448. Acesso em:.

DOI

O presente trabalho intitulado “QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: aprendizagem baseada no problema do lixo eletrônico” objetiva compreender de que forma uma proposta de ensino pautada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), pode contribuir para o ensino de química no primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico foi construído, principalmente com base em Ribeiro (2005), e outros autores que também são referências no campo metodológico da ABP, tais como: Savin-Baden (2000), Berbel (1998), Malheiro (2005), Barrows (1996), Bruner (1987), Malheiro e Diniz (2008), entre outros. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta pesquisa foi a abordagem qualitativa de Gerhardt e Silveira (2009) do tipo pesquisa oral, fundamentada por Connelly e Cladinin (1995). Os sujeitos da pesquisa foram 03 professores de química de uma escola pública estadual do município de Abaetetuba-PA. Para a construção dos dados, foi entregue aos professores a proposta de ensino de química, isto é, o produto educacional construído com base na ABP e os docentes puderam fazer suas apreciações e análises sobre o material respondendo a algumas questões presentes em um questionário aberto. Os dados coletados foram analisados a partir das concepções filosóficas da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados apontaram que, segundo a visão dos professores entrevistados, o Produto Educacional, construído a partir desta dissertação, pode contribuir de forma significativa para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio, desenvolvendo, assim, a educação escolar pública no município de Abaetetuba-PA.

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Área de concentração

ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS

Linha de pesquisa

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO, CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas

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Fonte

1 CD-ROM

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