A rede de significações na constituição do sujeito para Bakhtin

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01-01-2005

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Contido em

Margens

Citar como

ALVES, Laura Maria Silva Araújo. A rede de significações na constituição do sujeito para Bakhtin. Margens, online, v. 2, n. 3, p. 199- 212, jan. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v2i3.3037. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12640. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v2i3.3037
Este texto tem por objetivo discutir a rede de significações como uma nova concepção de investigação no campo da ciência do Desenvolvimento Humano e da Educação Infantil. Intenciona discutir algumas idéias, conceitos e pressupostos, na tentativa de compreensão da problemática da significação, situando-a na sua abrangência e complexidade na constituição do sujeito. É objetivo, ainda, pensar a formação individual e coletiva, como uma construção social, produzida a partir de operações de identificação e diferenciação que são tecidas na infância. A Rede de Significações é uma abordagem com base nas melhores tradições do pensamento sobre desenvolvimento humano ao logo do século XX – Vygotsky, Wallon, Valsiner, Bruner e, principalmente, Bakhtin, considerando o pensador mais polêmico das ciências humanas.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

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Programa

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https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3037