Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINHEIRO, Georges Alberto Silva-
dc.date.accessioned2020-09-23T11:12:44Z-
dc.date.available2020-09-23T11:12:44Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Georges Alberto Silva. Breve análise sobre concepção de desenvolvimento e aprendizagem: implicações a aplicação contrastantes na alfabetização e no letramento. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 225-251, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2986. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12660. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12660-
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-09-22T18:20:24Z No. of bitstreams: 2 Artigo_BreveAnaliseConcepcoes.pdf: 1672069 bytes, checksum: 8526609549e498ede8c3a6986c0edb3a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-09-23T11:12:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_BreveAnaliseConcepcoes.pdf: 1672069 bytes, checksum: 8526609549e498ede8c3a6986c0edb3a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-23T11:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_BreveAnaliseConcepcoes.pdf: 1672069 bytes, checksum: 8526609549e498ede8c3a6986c0edb3a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2986pt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleBreve análise sobre concepção de desenvolvimento e aprendizagem: implicações a aplicação contrastantes na alfabetização e no letramentopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7157671383955575pt_BR
dc.citation.volume3pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage225pt_BR
dcterms.citation.epage251pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v3i4.2986pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um breve levantamento sobre concepções históricas de desenvolvimento e aprendizagem. Nele demontro a alternância das diversas concepções de desenvolvimento e sua respectiva aplicação à alfabetização, leitura e escrita, através dos diversos métodos conhecidos, sa saber:sintéticos, analíticos, mistos ou ecléticos, global, fônico e com base em linguística. Descrevemos uma certa tentativa de síntesse processual como forma alteernativa de aplicação, em função das descobertas da neurociência, da informática e da linguística, do modelo interacionista e do uso de conceito de zona de desenvolvimento proximal de Vigotsky. Procura-se combinar à lógica do processo de aprendizagem (modelo que inclui instrução fônicas, de consciência fonética e grafofonémica), sem esquecer a importância das dimensões lúdicas, afetivas e sócio-culturais presentes nos processos que envolvem a presença do "outro social" mais experiente, indispensável nas relações intersubjetivas e constitutivas da subjetividade.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_BreveAnaliseConcepcoes.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons