Notas sobre pesquisa como princípio educativo

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2008-06

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Editora(s)

Universidade Federal do Pará

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Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

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CRUZ, Carlos Renilton Freitas et al. Notas sobre pesquisa como princípio educativo. Margens, online, v. 4, n. 5, p. 239-256, jun. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2794. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12688. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v4i5.2794
Reflexão sobre o processo educativo com vistas a proporcionar aos educandos a capacidade de questionamento, problematização e intervenção crítico-criativa na realidade. Analisa-se a pesquisa como princípio educativo, por meio de pesquisa bibliográfica, a partir da necessidade gerada nas experiências dos autores no campo de formação em programas de ensino e extensão universitária. Os argumentos básicos são que a aprendizagem é um produto “fenomenológico” resultado da atividade questionadora do sujeito, que ocorre por meio do significado que as coisas têm para as pessoas envolvidas. Resultante da reflexão teórico-prática considera-se a pesquisa como elemento curricular capaz de articular teoria e prática, cotidiano e saber escolar, como meio de construir aprendizagens que resultem em atitude ativa sobre a realidade pesquisada, reflexo da apreensão do sentido do conhecimento.

Agência de Fomento

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CRUZ, Carlos Renilton Freitas et al. Notas sobre pesquisa como princípio educativo. Margens, online, v. 4, n. 5, p. 239-256, jun. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2794. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12688. Acesso em:.