Sobre a formação cultural e educação no campo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

SILVA, Paulo Lucas da. Sobre a formação cultural e educação no campo. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 105-122, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2811. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12722. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v5i6.2811
O texto é uma discussão baseada em pesquisas realizadas durante o doutorado, em dois projetos de pesquisa e em eventos sobre Educação Rural, Casa Familiar e Pedagogia da Alternância. Desta experiência e da leitura de autores da escola de Frankfurt, analiso o que se convencionou denominar "educação do campo", sua relação com a escola formal, no meio rural, os programas de educação para o campo e a tentativa de direcionamento, unilateral, para o treinamento adestramento dos agricultores e de seus filhos para a atividade econômica. As críticas ao urbanismo na escola rural dão vazão a um sem número de novidades pedagógicas, propaladas por diversos programas que, negligenciando a formação, redundam em semelhante fracasso da formação da escola oficail. Ainda assim, a escola oficial rural não é superada, apesar de seu fracasso, e os programas continuam com seus ineditismos e com o apoio oficial (cf. CALAZANS et al., 1981, p. 161-92).

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SILVA, Paulo Lucas da. Sobre a formação cultural e educação no campo. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 105-122, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2811. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12722. Acesso em:.