Evasão e fracasso na educação do campo: estudo de uma escola rural

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2009-06

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

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ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra de; SILVA, Maria Domingas M. da. Evasão e fracasso na educação do campo: estudo de uma escola rural. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 71-88, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2804. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12724. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v5i6.2804
A pesquisa trata da evasão escolar em uma escola da zona rural do município de Concórdia do Pará. Constatou-se que as crianças participam da produção agrícola com seus familiares e, no período de colheita, elas se ausentam das atividades escolares para a vida produtiva da comunidade. O principal objetivo da investigação foi analisar as causas da evasão na Escola Santa Maria I, na zona rural do município de Concórdia do Pará. A pesquisa usou a abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturas com professores, alunos e famílias dos alunos, com a finalidade de compreender o proquê de a evasão escolar ser tão frequente na zona rural do minicípio, principalmente na escola localizada na comunidae Santa Maria I. Concluímos que o modelo educacional proposto pela Secretaria Municipal de Educação de Concórdia está descontextualizado da realidade da comunidade Santa Maria, assim como o currículo escolar não atende às necessidades da zona rural de Concórdia do Pará.

Agência de Fomento

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ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra de; SILVA, Maria Domingas M. da. Evasão e fracasso na educação do campo: estudo de uma escola rural. Margens, online, v. 5, n. 6, p. 71-88, jun. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2804. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12724. Acesso em:.