O currículo, relações de gênero e modos de subjetivação: Incursões investigativas em um programa de capacitação

Imagem de Miniatura

Data

01-04-2013

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Margens

Citar como

SANTOS, Daniele Vasco; SILVA, Josenilda Maria Maués da.O currículo, relações de gênero e modos de subjetivação: Incursões investigativas em um programa de capacitação. Margens, online, v. 7, n. 8, p. 215-229, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2756. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12773. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v7i8.2756
Este artigo resulta de uma pesquisa que examinou os modos de subjetivação colocados em funcionamento no currículo de um programa de capacitação em gênero e políticas públicas proposto por uma organização não governamental. Adotando como referencial teórico os estudos do campo do currículo e das relações de gênero produzidos por autores inspirados em grande medida na obra de Michel Foucault, a noção de currículo é assumida como prática discursiva atravessada por relações de poder-saber e envolvida em processos de subjetivação que intencionam transformar indivíduos em sujeitos, privilegiando a dimensão das relações de gênero. A análise de modos de subjetivação em funcionamento no currículo do programa de capacitação é efetuada tendo como fonte os documentos que subsidiam suas práticas pedagógicas. Como resultado, evidencia-se o caráter produtivo do currículo investigado ao colocar em funcionamento modos de subjetivação como investimento de estratégias de governo, que sinalizam como devem ser as relações de gênero e em que sentido os indivíduos precisam transformar-se para que estas relações sejam alcançadas.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2756