História oral: re-construindo a realidade e as relações sociais

Imagem de Miniatura

Data

01-09-2013

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Margens

Citar como

NASCIMENTO, Ana Lídia Cardoso do. História oral: re-construindo a realidade e as relações sociais. Margens, online, v. 7, n. 9, p. 247-265, set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2780. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12819. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v7i9.2780
O trabalho a ser apresentado é resultado da dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Internacional em Planejamento do Desenvolvimento, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o título “Escolas-família agrícola e agroextrativista no estado do Amapá: práticas e significados”, sob a orientação da profª Drª Lígia T. L. Simonian, defendida em março de 2005. O trabalho buscou a realização de estudo acerca das experiências das Escolas-Família do estado do Amapá, sob a perspectiva de percebêlas como alternativa de educação no meio rural com potencialidade de contribuir para o desenvolvimento rural do estado. As discussões para a construção da proposta dessas escolas originam-se nas lutas travadas pelos agricultores que, partindo da análise de sua realidade verificaram que as escolas rurais convencionais não atendiam aos seus interesses e que, a proposta pedagógica da EFA poderia se constituir em uma solução para a educação no ambiente rural. O artigo tem a intenção de apresentar algumas questões verificadas no decorrer do desenvolvimento da pesquisa no que se refere à aquisição de conhecimentos por meio da oralidade, garantindo o resgate histórico, cultural, social e econômico de um dado momento histórico.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI