A metodologia da pedagogia da alternância e suas contribuições para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá/PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-01

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

CARMO, Eraldo Souza do; PRAZERES, Maria Sueli Correa dos. A metodologia da pedagogia da alternância e suas contribuições para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá/PA. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 127-142, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2709. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12845. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v8i10.2709
Este artigo analisa as contribuições da Casa Familiar Rural, a partir da Pedagogia da Alternância para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá. Especificamente, analisou a participação dos egressos e dos demais sujeitos nos processos formativos, em articulação com o desenvolvimento das comunidades e os rebatimentos teóricos e práticos sobre a experiência nas comunidades. Com base na abordagem qualitativa, utilizando-se da entrevista Semi-Estruturada com jovens, pais, monitores, docentes, coordenação pedagógica, egressos e representantes dos movimentos sociais, além da análise dos documentos que dão suporte legal à experiência, cadernos dos alunos, relatórios das atividades dos alunos, dos monitores e da coordenação pedagógica. Constatou-se que a experiência é significativa para os sujeitos do campo, uma vez que tem aliado educação e suas práticas de trabalho, o desenvolvimento das unidades produtivas à introdução de técnicas ligadas à agricultura familiar e ao fortalecimento da comunidade na luta pela legitimação dos direitos sociais.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

CARMO, Eraldo Souza do; PRAZERES, Maria Sueli Correa dos. A metodologia da pedagogia da alternância e suas contribuições para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá/PA. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 127-142, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2709. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12845. Acesso em:.