Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARMO, Eraldo Souza do-
dc.creatorPRAZERES, Maria Sueli Corrêa dos-
dc.date.accessioned2020-11-17T14:22:13Z-
dc.date.available2020-11-17T14:22:13Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.citationCARMO, Eraldo Souza do; PRAZERES, Maria Sueli Correa dos. A metodologia da pedagogia da alternância e suas contribuições para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá/PA. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 127-142, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2709. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12845. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12845-
dc.description.abstractThis paper analyzes the contributions of the Rural Family House from the Pedagogy of Alternation for the development of communities in the municipality of Cametá field. Specifically examined the participation of graduates and other subjects in the formative processes in conjunction with the development of communities and the repercussions on the theoretical and practical experience in the community. Based on the qualitative approach, using the Semi-Structured interviews with youth, parents, monitors, teachers, coordinating education, graduates and representatives of social movements, beyond the analysis of documents that give legal support to the experience, students’ notebooks, reports the activities of students, teachers and pedagogical coordination. It was found that the experience is meaningful for the subjects of the field since it has combined education and work practices, development of production units with the introduction of techniques related to family farming and community empowerment in the struggle for legitimation of social rights.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-11-17T13:57:35Z No. of bitstreams: 1 Artigo_MetodologiaPedagogiaAlternancia.pdf: 435788 bytes, checksum: ad7009fd3a9efa6615e008fc2116037d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-11-17T14:22:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_MetodologiaPedagogiaAlternancia.pdf: 435788 bytes, checksum: ad7009fd3a9efa6615e008fc2116037d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-17T14:22:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_MetodologiaPedagogiaAlternancia.pdf: 435788 bytes, checksum: ad7009fd3a9efa6615e008fc2116037d (MD5) Previous issue date: 2014-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2709pt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de comunidadespt_BR
dc.subjectField educationen
dc.subjectPedagogy of alternationen
dc.subjectCommunity developmenten
dc.titleA metodologia da pedagogia da alternância e suas contribuições para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá/PApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280135157998138pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7320780651650730pt_BR
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.citation.spage127pt_BR
dcterms.citation.epage142pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v8i10.2709pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa as contribuições da Casa Familiar Rural, a partir da Pedagogia da Alternância para o desenvolvimento das comunidades do campo no município de Cametá. Especificamente, analisou a participação dos egressos e dos demais sujeitos nos processos formativos, em articulação com o desenvolvimento das comunidades e os rebatimentos teóricos e práticos sobre a experiência nas comunidades. Com base na abordagem qualitativa, utilizando-se da entrevista Semi-Estruturada com jovens, pais, monitores, docentes, coordenação pedagógica, egressos e representantes dos movimentos sociais, além da análise dos documentos que dão suporte legal à experiência, cadernos dos alunos, relatórios das atividades dos alunos, dos monitores e da coordenação pedagógica. Constatou-se que a experiência é significativa para os sujeitos do campo, uma vez que tem aliado educação e suas práticas de trabalho, o desenvolvimento das unidades produtivas à introdução de técnicas ligadas à agricultura familiar e ao fortalecimento da comunidade na luta pela legitimação dos direitos sociais.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_MetodologiaPedagogiaAlternancia.pdf425,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons