Diversidade linguistica no Pará: mundos de línguas indígenas e de língua portuguesa

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2014-01

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Editora(s)

Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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Contido em

Margens

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FERREIRA, Marilia de Nazare de Oliveira et al. Diversidade linguística no Pará: mundos de línguas indígenas e de língua portuguesa. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 97-108, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2707. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12847. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v8i10.2707
O Pará, parte da Amazônia, é uma das regiões brasileiras com grande concentração de línguas indígenas que vivem lado a lado com diversas variedades da língua portuguesa e outras línguas estrangeiras (o japonês, falado no município de Tomé-Açu, o italiano) e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Essa diversidade linguística se apresenta envolta em manifestações culturais e literárias várias que refletem também a diversidade social regional. Assim, a criação de um grupo PET/ Conexões de Saberes de Letras/Língua Portuguesa (LP), na UFPA, teve como foco a educação sociolinguística, visando ampliar o conhecimento dessa diversidade linguística e literária no Pará, e de tópicos relacionados, tais como o bilinguismo, o multilinguismo, o contato entre línguas e o preconceito linguístico. O objetivo central do PET é proporcionar aos alunos de Letras a aquisição e o aprofundamento de conhecimentos específicos de sua área de atuação profissional, oportunizando a partilha desses saberes com comunidades populares. O conhecimento científico poderá ser multiplicado, então, chegando a recônditos que jamais seriam alcançados, senão por meio de ações que promovem a ampla circularidade e troca de saberes. Direcionado a estudantes oriundos de comunidades populares urbanas, o PET de Letras visa alcançar a comunidade de um modo geral, democratizando o acesso a bens culturais.

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FERREIRA, Marilia de Nazare de Oliveira et al. Diversidade linguística no Pará: mundos de línguas indígenas e de língua portuguesa. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 97-108, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2707. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12847. Acesso em:.