SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Formas de transmissão do saber local e precariedade no trabalho do ofício dos construtores de embarcações de madeira do baixo Tocantins (PA)

Imagem de Miniatura

Data

01-08-2014

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Margens

Citar como

CORREA, Edson de Jesus Antunes. Formas de transmissão do saber local e precariedade no trabalho do ofício dos construtores de embarcações de madeira do baixo Tocantins (PA). Margens, online, v. 8, n. 11, p. 49-69, ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3242. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12867. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v8i11.3242
Este trabalho discute as formas de transmissão do saber local e precariedade no trabalho do ofício dos construtores de embarcações de madeira do Baixo Tocantins (PA). O ofício da construção naval artesanal é uma prática cultural secular que consolidou uma categoria de trabalhadores da construção naval artesanal, que, conforme a estrutura funcional do setor, apresenta três segmentos: carpinteiros navais, calafates e pintores. Os mestres são detentores de um acervo intelectual tácito para a construção de embarcações, que conseguem suprir importante parcela da demanda naval, destinadas à produção pesqueira, transporte de frutas e passageiros. Nesse sentido, o presente ensaio busca refletir sobre a reprodução social dos construtores de embarcações de madeira na Amazônia, ofício que, pela memória social coletiva de reprodução do saber local, é passado de geração a geração.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country