Educação do campo: concepções e teorias contra hegemônica

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2016-06

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

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CARMO, Eraldo Souza do; PRAZERES, Maria Sueli Corrêa dos; GEMAQUE, Rosana Maria Oliveira. Educação do campo: concepções e teorias contra hegemônica. Margens, online, v. 10, n. 14, p. 149-167, jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4254. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12930. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v10i14.4254
O presente artigo objetiva discutir os princípios teóricos da luta do movimento por Uma Educação do Campo como proposta contra hegemônica de educação frente ao Estado capitalista. A análise se deu a partir de uma revisão da literatura a fim de confrontar as premissas deste movimento que defende um projeto educacional que leve em consideração as características e realidades dos sujeitos do campo. Entretanto, são processos conflitantes, uma vez que as políticas educacionais assumem as premissas do Estado capitalista, em que a educação assume a perspectiva de mercadoria. Ainda sim, evidencia-se que apesar das contradições, o movimento tem feito proposições coerentes e conseguido incluir na pauta do governo suas demandas sociais. Porém a materialização nem sempre atende suas perspectivas.

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CARMO, Eraldo Souza do; PRAZERES, Maria Sueli Corrêa dos; GEMAQUE, Rosana Maria Oliveira. Educação do campo: concepções e teorias contra hegemônica. Margens, online, v. 10, n. 14, p. 149-167, jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4254. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12930. Acesso em:.