Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12965
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMONTEIRO, Albêne Lis-
dc.creatorCARDOSO, Jefferson Luiz da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-09T14:05:12Z-
dc.date.available2021-03-09T14:05:12Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationCARDOSO, Jefferson Luiz da Silva; MONTEIRO, Albêne Lis. Professor bacharel na educação profissional e tecnológica: a busca por identidades e o trabalho docente. Margens, online, v. 11, n. 16, p. 115-130, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5387. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12965. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12965-
dc.description.abstractThis article is part of our master’s dissertation, in development. We researched the pedagogical practice of teachers with bachelor’s degree in Professional and Technological Education, more precisely the pedagogical knowledge. We started from a bibliographic research, identifying as references Ribas (2011), Imbernón (2011), Pimenta (2012), Bastos (2003), Freire; Carneiro (2012), Garcia (2010), Gama; Terrazzan (2012), Fagundes (2005) Furlanetto (2012), Penitente (2012), among others. The training of teachers is an elementary constituent of this work, due to the debates in the educational environment, fortifies the thoughts on the practice of teachers in the classroom routine, especially concerning the confrontation of educational challenges in the school environment. We observed that the identity is a construction and reconstruction process as well as the teaching work must be observed from the pedagogical practice in the educational environments.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-03-04T19:11:58Z No. of bitstreams: 2 Artigo_ProfessorBacharelEducacao.pdf: 524183 bytes, checksum: fc06761ababfac8399e8e706affa0dfc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-09T14:05:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_ProfessorBacharelEducacao.pdf: 524183 bytes, checksum: fc06761ababfac8399e8e706affa0dfc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-09T14:05:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_ProfessorBacharelEducacao.pdf: 524183 bytes, checksum: fc06761ababfac8399e8e706affa0dfc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5387pt_BR
dc.subjectProfessor bacharelpt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectTrabalho e identidade docentept_BR
dc.subjectBachelor teacheren
dc.subjectProfessional and technological educationen
dc.subjectWork and teaching identityen
dc.titleProfessor bacharel na educação profissional e tecnológica: a busca por identidades e o trabalho docentept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9202459455977761pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue16pt_BR
dc.citation.spage115pt_BR
dcterms.citation.epage130pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v11i16.5387pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo integra nossa dissertação de mestrado, em desenvolvimento na área da educação, e sintetiza algumas ideias surgidas no decorrer da pesquisa. Investigamos a prática pedagógica dos professores bacharéis da Educação Profissional e Tecnológica, mais precisamente os saberes pedagógicos. Partimos de uma pesquisa bibliográfica e identificamos como referências Ribas (2011), Imbernón (2011), Pimenta (2012), Bastos (2003), Freire e Carneiro (2012), Garcia (2010), Gama; Terrazzan (2012), Fagundes (2005), Furlanetto (2012), Penitente (2012), dentre outros. A formação de professores se constitui como elementar neste trabalho. Na pré-análise, observamos que a identidade é um processo de construção e reconstrução, assim como o trabalho docente deve ser observado a partir da prática pedagógica nos ambientes educacionais. Os debates no meio educacional fortalecem as reflexões acerca da prática dos professores no cotidiano da sala de aula, principalmente no enfrentamento dos desafios pedagógicos do ambiente escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ProfessorBacharelEducacao.pdf511,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons