Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12977
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSILVA, Fabio Colins da-
dc.creatorMACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves-
dc.creatorGONÇALVES, Tadeu Oliver-
dc.date.accessioned2021-03-09T14:41:44Z-
dc.date.available2021-03-09T14:41:44Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationSILVA, Fabio Colins da; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Memórias de alfabetizadores matemáticos em processo de formação continuada. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 198-208, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5443. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12977. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12977-
dc.description.abstractThis text is an excerpt of the dissertation entitled "Knowledge Teachers in the/of the Continuing teacher training to teach Mathematics in Literacy Cycle", investigated the teaching knowledge mobilized in the/of the continued training literacy teachers. The research was context the Federal Program National Pact for Literacy in the Age One. The locus of the investigation was the city of Marabá, Pará State, Brazil. The subjects of this study were five literacy teachers. The survey was conducted between March 2014 and January 2015. The construction of the information was given from the records of the activities carried out by literacy teachers during the municipal formation meetings, their practice reports and their experience reports. The methodology used was the analysis Text Analysis Discourse. You can say that through the memories teachers training process can mobilize knowledge required for mathematical literacy practices.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-03-09T05:30:04Z No. of bitstreams: 2 Artigo_MemoriaAlfabetizadoresMatematicos.pdf: 506901 bytes, checksum: 09287894227b9b353b9139dc9c9948df (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-09T14:41:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_MemoriaAlfabetizadoresMatematicos.pdf: 506901 bytes, checksum: 09287894227b9b353b9139dc9c9948df (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-09T14:41:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_MemoriaAlfabetizadoresMatematicos.pdf: 506901 bytes, checksum: 09287894227b9b353b9139dc9c9948df (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5443pt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectAlfabetização matemáticapt_BR
dc.subjectMemoriesen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectLiteracy mathematicsen
dc.titleMemórias de alfabetizadores matemáticos em processo de formação continuadapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404734777828009pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3148593292236740pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6789250569319668pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage198pt_BR
dcterms.citation.epage208pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v11i17.5443pt_BR
dc.description.resumoEste texto é um recorte da dissertação intitulada “Saberes Docentes na/da Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização”, que investigou os saberes docentes mobilizados na/da formação continuada de professores alfabetizadores. A pesquisa teve como contexto o Programa Federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O lócus da investigação foi o município de Marabá, Estado do Pará, Brasil. Os sujeitos deste estudo foram cinco professoras alfabetizadoras. A pesquisa foi realizada entre março de 2014 e janeiro de 2015. A construção das informações se deu a partir dos registros das atividades realizadas pelas professoras alfabetizadoras durante os encontros municipais de formação, dos seus relatórios de prática e dos seus relatos de experiência. A metodologia de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. É possível afirmar que, por meio das memórias, os professores em processo de formação podem mobilizar saberes necessários às práticas de alfabetização matemática.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_MemoriaAlfabetizadoresMatematicos.pdf495,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons