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Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica

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Data

01-12-2017

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Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Margens

Citar como

RODRIGUES, José Rafael Barbosa; SILVA , Josenilda Maria Maués da. Práticas discursivas da diversidade sexual e políticas curriculares para a educação básica. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 125-137, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5438. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13083. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v11i17.5438
A presente escrita vincula-se aos estudos realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas em Diferença e Educação – DIFERE, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB/ICED/UFPA. A investigação intenta problematizar as práticas discursivas da Diversidade Sexual, do respeito e da tolerância, alinhadas ainda à lógica identitária. O estudo investe no exame dos modos como esses textos curriculares operam e produzem, formas viáveis de experimentação do corpo, do gênero e da sexualidade, agindo assim, como biopolíticas que governam e demandam cuidados de si, instituem regras para a viabilidade e para a inclusão do sujeito-outro da educação, em especial, a população LGBT. Do ponto de vista teórico-metodológico, tratase de um investimento de cunho teórico que opera com uma revisão bibliográfica com ênfase em abordagens de cunho pósestruturalista que investem no Pensamento da Diferença em Educação utilizando ferramentas analíticas das formulações de Michel Foucault.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Programa

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Fonte

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