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Escola confessional feminina na segunda metade do século XX: um estudo acerca do Educandário Nossa Senhora dos Anjos/PA

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Data

01-12-2019

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Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Margens

Citar como

SILVA, Gercina Ferreira da; CRISTO, Moisés Levy Pinto; SANTOS, Darlene da Silva Monteiro dos. Escola confessional feminina na segunda metade do século XX: um estudo acerca do Educandário Nossa Senhora dos Anjos/PA. Margens, online, v. 13, n. 21, p. 111-123, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9559. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13153. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v13i21.9559
O presente trabalho tem por objetivo analisar alguns aspectos referentes à instalação do Educandário Nossa Senhora dos Anjos, na segunda metade do século XX, voltado unicamente à formação de meninas com base em princípios cristãos. As fontes são Louro (1994; 2003), Del Priore (2000), Scott (1995), Foucault (2009), Perrot (1995). Na segunda metade do século XX, as mulheres das camadas burguesas europeias e americanas passaram a ocupar espaços na sociedade, com a permissão de contribuírem com atividades à assistência social, no cuidado de pessoas e na educação de crianças. Este estudo destaca a necessidade de serem levantadas pesquisas na contribuição dos estudos de gênero. Na década de 50, a elite local de Abaetetuba priorizava a educação feminina. Homens e mulheres recebiam instrução no mesmo ambiente. Essa condição não agradava às famílias católicas. Sendo assim, foi fundado um educandário para instrução de meninas.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Programa

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Fonte

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