A conflituosa relação de Alfredo com a educação e o lugar: representação na obra “Chove nos Campos de Cachoeira"

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

LIMA, Maria do Socorro Pereira. A conflituosa relação de Alfredo com a educação e o lugar: representação na obra “Chove nos Campos de Cachoeira. Margens, online, v. 13, n. 21, p. 84-96, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9557. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13155. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v13i21.9557
Este artigo tem como objetivo fazer uma discussão sobre a conflituosa relação do personagem infantil Alfredo com a educação e a Vila de Cachoeira, representadas na obra Chove nos Campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir. A pesquisa é histórica e tem como principal fonte a literatura da Amazônia. A discussão teórica conta com os estudos de Roger Chartier e Walter Benjamin. Concluímos que pelo viés da percepção literária e poder criador, o olhar crítico do personagem Alfredo em relação à educação e ao lugar demarca uma total falta de identidade com a realidade de Vila de Cachoeira, por não vê neste lugar uma perspectiva de futuro, ocasionada pelo abandono do poder público, pelos métodos ultrapassados de ensino. Considerando estes pontos, o personagem começa a planejar sua fuga na certeza de constituir uma nova identidade num outro lugar.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Representação de educaçãoConflitos identitáriosExperiências literáriasLiteratura da AmazôniaEducation representationIdentity conflictsSchool experiencesAmazon literature

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

LIMA, Maria do Socorro Pereira. A conflituosa relação de Alfredo com a educação e o lugar: representação na obra “Chove nos Campos de Cachoeira. Margens, online, v. 13, n. 21, p. 84-96, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9557. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13155. Acesso em:.