SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Expansão da fronteira agropecuária e a dinâmica do desmatamento florestal na Amazônia paraense sob a ótica da Nova Economia Institucional

Imagem de Miniatura

Data

01-01-2014

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade

Citar como

CARVALHO, André Cutrim; CARVALHO, David Ferreira; SERRA, Maurício Aguiar; SILVEIRA, José Maria Ferreira Jardim da. Expansão da fronteira agropecuária e a dinâmica do desmatamento florestal na Amazônia paraense sob a ótica da Nova Economia Institucional. REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, online, v. 4. n. 2, p. 43-75, 2014. DOI: https://doi.org/10.18696/reunir.v4i2.157. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13525. Acesso em:.

DOI

10.18696/reunir.v4i2.157
O presente artigo procura discutir a problemática do desmatamento florestal na Amazônia paraense sob a ótica da Nova Economia Institucional. Adiscussão sobre fronteira, instituiçõese mecanismo(s) de governançaéimportantepara estruturarum panorama histórico-institucionalista sobre este tema. Observa-se que o aparato legislativo contido na chamada Operação Amazônia deu origem a Amazônia Legal, ou seja, a fronteira é uma instituição produto da criação do Estado. Ahipótese básica é que a expansão da fronteira agropecuária é o elemento centraldo desmatamento florestal na Amazônia paraense, além de que esse avanço engloba, também, outros fatores ligados diretamente ao avanço do progresso econômico capitalista, tais como: crescimento econômico, incremento do rebanho bovino, estrutura fundiária concentrada, especulação sobre o preço da terra, crédito rural, Instituições, dentre outros. Entretanto, a principal atividade causadora dodesmatamento florestal na Amazônia paraense continua sendo a pecuária de corte em regime extensivo.Nestapesquisa, constatou-seque os mecanismos de governança adotados nas políticas federais e estaduais de gestão ambiental criados para combater o desmatamento florestal, fundamentalmente, comoos investimentos direcionados para a fiscalização, licenciamento e a rastreabilidade da cadeia bovina, contribuemde maneira eficaz para a redução do desmatamento na região.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal de Campina Grande

Sigla da Instituição

UFCG

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country