SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Metodologia ativa de ensino em cenário amazônico: o estudo de caso do boto

Imagem de Miniatura

Data

04-08-1995

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

PARENTE, Layane Joyce Rosa Maia. Metodologia ativa de ensino em cenário amazônico: o estudo de caso do boto. Orientador: Profa. Dra. Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13839. Acesso em:.

DOI

A presente pesquisa tem como proposta trazer o processo de construção de um estudo de caso de ensino baseado em narrativas reais no contexto amazônico sobre o boto, resultando na elaboração de um produto educacional. O cenário para a construção do caso foi o município de Mocajuba, onde foi realizada a metodologia, que envolveu a coleta das narrativas da comunidade. Essas narrativas subsidiaram as falas para a construção do caso. Os botos são animais que habitam os rios da Amazônia e atualmente estão classificados em ameaçados de extinção. As principais ameaças relacionadas ao grupo estão ligadas ao uso dos seus órgãos e tecidos para fins medicinais e mágico-religiosos, bem como à retaliação por parte dos pescadores e caça do animal. O resultado deste trabalho confirmou o que já vem sendo descrito na literatura acerca dos conflitos entre a relação humano-animal, bem como a relação de apreço quando o animal é visto a partir de uma ótica de exploração. Dessa forma, houve a construção do estudo de caso “o julgamento do boto” como ferramenta para levantar discussões sobre as problemáticas que envolvem esses animais.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Metodologia ativaEstudo de casoBotoActive methodologyCase studyRiver dolphin

Área de concentração

ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS

Linha de pesquisa

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO, CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI