Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELLO, Addelia Elizabeth Neyrão de-
dc.date.accessioned2022-02-22T16:17:16Z-
dc.date.available2022-02-22T16:17:16Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.citationMELLO, Addelia Elizabeth Neyrão de. Argumentação no ensino e aprendizagem de matemática básica: uma metapesquisa. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13983. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13983-
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze researches at the level of dissertations and scientific articles published from 2014 to 2018 in Brazil that addressed the practice of argumentation in elementary school. In order to meet the research goal, data were collected from the catalog of theses and dissertations of the Higher Education Personnel Improvement Coordination in order to synthesize ideas, investigate contributions, classify and find similarities and point out possible divergences between researches. The research is qualitative in nature and followed the guidelines for reading, analysis and interpretation of texts and conducted on Academic Master's dissertations produced in Brazil, as a meta-analysis, whose research was raised and selected from the research summaries found. The research results presented according to our identification and classification criteria point to the need for more research on the theme related to the argumentation approach in the teaching and learning of mathematics, either in elementary school or higher education, especially doctoral research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-02-22T16:17:06Z No. of bitstreams: 2 ArgumentacaoEnsinoAprendizagem_Dissertacao.pdf: 608443 bytes, checksum: fbcb74803c356b6b5d6fa99b066b1891 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-02-22T16:17:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ArgumentacaoEnsinoAprendizagem_Dissertacao.pdf: 608443 bytes, checksum: fbcb74803c356b6b5d6fa99b066b1891 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-22T16:17:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ArgumentacaoEnsinoAprendizagem_Dissertacao.pdf: 608443 bytes, checksum: fbcb74803c356b6b5d6fa99b066b1891 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPesquisa e matemática básicapt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectResearch and basic mathematicspt_BR
dc.titleArgumentação no ensino e aprendizagem de matemática básica: uma metapesquisapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1NUNES, José Messildo Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5188612973174798pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8672610162983638pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta investigação foi analisar pesquisas em nível de teses, dissertações e artigos científicos publicados no período de 2014 a 2018 no Brasil que abordaram a prática da argumentação na escola básica. A fim de atender a meta da pesquisa, foram levantados dados junto ao catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com a finalidade de sintetizar ideias, investigar contribuições, classificar e encontrar similaridades e apontar possíveis divergências entre as pesquisas. A pesquisa é de cunho qualitativo e seguiu nas diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos e realizada sobre dissertações de mestrado acadêmico produzidas no Brasil, com uma metanálise, cujas pesquisas foram levantadas e selecionadas a partir dos resumos das pesquisas encontradas. Os resultados de pesquisas apresentadas, segundo nossos critérios de identificação e classificação, apontam a necessidade de mais pesquisas sobre o tema relacionado à abordagem da argumentação no ensino e aprendizagem de Matemática, seja na escola básica ou no nível superior, em especial, pesquisas de doutorado.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.description.affiliationUNINASSAUpt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/ 0000-0001-9393-044Xpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-9492-4914pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArgumentacaoEnsinoAprendizagem_Dissertacao.pdf594,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons