SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática

Imagem de Miniatura

Data

01-06-2017

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Citar como

SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do. Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 5, n. 1, p. 5-23, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p5-23.i5334. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14231. Acesso em: .

DOI

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p5-23.i5334
Discussões sobre Alfabetização Científica têm sido comuns em publicações da área de ensino de Ciências e algumas da Educação Matemática. No entanto, a revisão de literatura mostra que poucos trabalhos abordam esse tema em associação com a Modelagem Matemática. Nosso objetivo é discutir sobre Alfabetização Científica em ambiente de Modelagem Matemática. Para isso buscamos respostas a duas perguntas principais: Quais habilidades são necessárias aos alfabetizados cientificamente? e Como elas emergem em práticas de Modelagem Matemática? Por meio de pesquisa bibliográfica verificamos que tais habilidades surgem em complexidade crescente conforme ocorre a transição entre as etapas de Modelagem e conforme ocorre a participação efetiva dos estudantes nessas etapas. O estudo gerou um quadro de referência que pode ser consultado por professores interessados em promover Alfabetização Científica em ambiente de Modelagem Matemática.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal de Mato Grosso

Sigla da Instituição

UFMT

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country