O raciocínio hipotético-dedutivo e a experimentação investigativa no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz

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2021-09-17

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Universidade Federal do Pará

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MOREIRA, Amanda Sylmara da Rocha. O raciocínio hipotético-dedutivo e a experimentação investigativa no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. Orientador: João Manoel da Silva Malheiro. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14244. Acesso em:.

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O presente estudo tem como objetivo analisar como os participantes do Clube de Ciências desenvolvem os Passos e o Padrão de Raciocínio se / e / então / e ou mas / portanto proposto Lawson, baseada na Sequência de Ensino Investigativo sobre geometria com um grupo de crianças do 6º ano do Ensino Fundamental em um Clube de Ciências. Para isto, tivemos como base o referencial teórico sobre o Raciocínio Hipotético-Dedutivo e a Sequência de Ensino Investigativo em Atividades Experimentais. Este estudo tem características da Pesquisa Participante com abordagem qualitativa, o lócus da pesquisa foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, a execução da Atividade Experimental ocorreu no período de 14 e 21 de setembro de 2019, contando com a colaboração de três Professores -Monitores e de oito alunos. Utilizamos como instrumentos de constituição de dados a vídeo gravação, fotografia, os áudios e notas de campo, com posterior a transcrições das falas dos sujeitos, do referido Padrão de Raciocínio e os Passos que guiam a investigação científica. Nos resultados percebemos que os grupos desenvolveram os Passos e o Padrão de Raciocínio nas suas falas iniciado pelas observações intrigantes e finalizando pela conclusão da problemática, portanto. Assim, os resultados demonstram a presença dos Passos e do Padrão de Raciocínio nas falas dos alunos durante a Sequência de Ensino Investigativo, apontando para o desenvolvimento do Raciocínio Hipotético-Dedutivo. Portanto, concluímos que o Padrão de Raciocínio proposto por Lawson é de grande relevância para estimular os alunos a produzirem seu próprio conhecimento a partir de um problema a ser solucionado.

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MOREIRA, Amanda Sylmara da Rocha. O raciocínio hipotético-dedutivo e a experimentação investigativa no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. Orientador: João Manoel da Silva Malheiro. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14244. Acesso em:.