Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14244
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 17-Sep-2021
metadata.dc.creator: MOREIRA, Amanda Sylmara da Rocha
metadata.dc.description.affiliation: Centro de Educação Básica Jean Piaget
metadata.dc.contributor.advisor1: MALHEIRO, João Manoel da Silva
Title: O raciocínio hipotético-dedutivo e a experimentação investigativa no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz
Citation: MOREIRA, Amanda Sylmara da Rocha. O raciocínio hipotético-dedutivo e a experimentação investigativa no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. Orientador: João Manoel da Silva Malheiro. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14244. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como os participantes do Clube de Ciências desenvolvem os Passos e o Padrão de Raciocínio se / e / então / e ou mas / portanto proposto Lawson, baseada na Sequência de Ensino Investigativo sobre geometria com um grupo de crianças do 6º ano do Ensino Fundamental em um Clube de Ciências. Para isto, tivemos como base o referencial teórico sobre o Raciocínio Hipotético-Dedutivo e a Sequência de Ensino Investigativo em Atividades Experimentais. Este estudo tem características da Pesquisa Participante com abordagem qualitativa, o lócus da pesquisa foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, a execução da Atividade Experimental ocorreu no período de 14 e 21 de setembro de 2019, contando com a colaboração de três Professores -Monitores e de oito alunos. Utilizamos como instrumentos de constituição de dados a vídeo gravação, fotografia, os áudios e notas de campo, com posterior a transcrições das falas dos sujeitos, do referido Padrão de Raciocínio e os Passos que guiam a investigação científica. Nos resultados percebemos que os grupos desenvolveram os Passos e o Padrão de Raciocínio nas suas falas iniciado pelas observações intrigantes e finalizando pela conclusão da problemática, portanto. Assim, os resultados demonstram a presença dos Passos e do Padrão de Raciocínio nas falas dos alunos durante a Sequência de Ensino Investigativo, apontando para o desenvolvimento do Raciocínio Hipotético-Dedutivo. Portanto, concluímos que o Padrão de Raciocínio proposto por Lawson é de grande relevância para estimular os alunos a produzirem seu próprio conhecimento a partir de um problema a ser solucionado.
Abstract: The present study aims to analyze how Science Club participants develop the Steps and the Reasoning Pattern if / and / then / and or but / therefore proposed by Lawson, based on the Investigative Teaching Sequence on geometry with a group of children from 6th year of Elementary School in a Science Club. For this, we used the theoretical framework of Hypothetical-Deductive Reasoning and the Sequence of Investigative Teaching in Experimental Activities as a basis. This study has characteristics of Participant Research with a qualitative approach, the research locus was the Science Club Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, the execution of the Experimental Activity took place between September 14 and 21, 2019, with the collaboration of three Teachers-Monitors and eight students. We used video recording, photography, audios and field notes as data constitution instruments, with subsequent transcriptions of the subjects' speeches, the aforementioned Pattern of Reasoning and the Steps that guide scientific research. In the results, we noticed that the groups developed the Steps and the Reasoning Pattern in their speeches, starting with the intriguing observations and ending with the conclusion of the problem, therefore. Thus, the results demonstrate the presence of Steps and the Reasoning Pattern in the students' speeches during the Investigative Teaching Sequence, pointing to the development of Hypothetical-Deductive Reasoning. Therefore, we conclude that the Reasoning Pattern proposed by Lawson is of great relevance to encourage students to produce their own knowledge from a problem to be solved.
Keywords: Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Metodologia
Ensino fundamental
Science - Study and teaching
Science - Methodology
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ESTUDOS ANTRÓPICOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E SABERES CULTURAIS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Universitário de Castanhal
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_RaciocinioHipoteticoDedutivo.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons