Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLACERDA, Alan Gonçalves-
dc.creatorBRITO, Mariane Machado-
dc.date.accessioned2022-05-23T11:02:57Z-
dc.date.available2022-05-23T11:02:57Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationLACERDA, Alan Gonçalves; BRITO, Mariane Machado. Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 7, n. 2, p. 164-184, jul. / dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.issn2318-6674pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333-
dc.description.abstractThe role of analogy and metaphor when applied to the argument, then, is to look for in the situation the elements that can fill the empty spaces inscribed in meaning. Thus, the objective was to identify obstacles of epistemological nature in science textbooks in the approaches on cellular content, the light of the theorist Gaston Bachelard, that repercute in new conceptions, limits and possibilities in the classroom. In this way, the use of analogies and metaphors to satisfy the conditions of employment seeks to promote greater understanding of the reader, although it can point to extremely complex problems by not scaling the multiple directions by which our language can evoke.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-05-19T14:12:10Z No. of bitstreams: 2 Artigo_AnaliseLivrosDidaticos.pdf: 426319 bytes, checksum: 6cb96057a8a989a759e514e4a07b7eb7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-05-23T11:02:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_AnaliseLivrosDidaticos.pdf: 426319 bytes, checksum: 6cb96057a8a989a759e514e4a07b7eb7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-23T11:02:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_AnaliseLivrosDidaticos.pdf: 426319 bytes, checksum: 6cb96057a8a989a759e514e4a07b7eb7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2019-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.relation.ispartofREAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.source.urihttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8450pt_BR
dc.subjectAnalogiaspt_BR
dc.subjectMetáforaspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectCélulapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAnalogiesen
dc.subjectMetaphorsen
dc.subjectDidacticbooken
dc.subjectCellen
dc.subjectScience Teachingen
dc.titleAnálise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célulapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the use of analogies in didactic science books: obstacles and approaches on cell contenten
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMTpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5043628211112253pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9801739600413296pt_BR
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage164pt_BR
dcterms.citation.epage184pt_BR
dc.identifier.doi10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450pt_BR
dc.description.resumoO papel da analogia e metáfora,quando aplicado ao argumento,consiste em procurar na situação os elementos suscetíveis de preencher os espaços vazios inscritos na significação. Sendo assim, este estudo objetivou identificar obstáculos de natureza epistemológica em livros didáticos de ciências nas abordagens sobre o conteúdo célula a partir das intenções, sobretudo, a luz do teórico Gaston Bachelard, repercutindo novas concepções, limites e possibilidades em sala de aula. Deste modo, o uso de analogias e metáforas com o intuito de satisfazer as condições de emprego busca promover maior entendimento ao leitor, embora possa assinalar problemas extremamente complexos ao não dimensionar as múltiplas direções pelas quais nossa linguagem pode evocar.pt_BR
dc.description.affiliationLACERDA, A. G. Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-7447-7683pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AnaliseLivrosDidaticos.pdf416,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons