Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14333
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LACERDA, Alan Gonçalves | - |
dc.creator | BRITO, Mariane Machado | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-23T11:02:57Z | - |
dc.date.available | 2022-05-23T11:02:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | LACERDA, Alan Gonçalves; BRITO, Mariane Machado. Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 7, n. 2, p. 164-184, jul. / dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333. Acesso em: . | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-6674 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333 | - |
dc.description.abstract | The role of analogy and metaphor when applied to the argument, then, is to look for in the situation the elements that can fill the empty spaces inscribed in meaning. Thus, the objective was to identify obstacles of epistemological nature in science textbooks in the approaches on cellular content, the light of the theorist Gaston Bachelard, that repercute in new conceptions, limits and possibilities in the classroom. In this way, the use of analogies and metaphors to satisfy the conditions of employment seeks to promote greater understanding of the reader, although it can point to extremely complex problems by not scaling the multiple directions by which our language can evoke. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-05-19T14:12:10Z No. of bitstreams: 2 Artigo_AnaliseLivrosDidaticos.pdf: 426319 bytes, checksum: 6cb96057a8a989a759e514e4a07b7eb7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-05-23T11:02:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_AnaliseLivrosDidaticos.pdf: 426319 bytes, checksum: 6cb96057a8a989a759e514e4a07b7eb7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-23T11:02:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_AnaliseLivrosDidaticos.pdf: 426319 bytes, checksum: 6cb96057a8a989a759e514e4a07b7eb7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2019-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.relation.ispartof | REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.source.uri | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8450 | pt_BR |
dc.subject | Analogias | pt_BR |
dc.subject | Metáforas | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Célula | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Analogies | en |
dc.subject | Metaphors | en |
dc.subject | Didacticbook | en |
dc.subject | Cell | en |
dc.subject | Science Teaching | en |
dc.title | Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the use of analogies in didactic science books: obstacles and approaches on cell content | en |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5043628211112253 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9801739600413296 | pt_BR |
dc.citation.volume | 7 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 164 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 184 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450 | pt_BR |
dc.description.resumo | O papel da analogia e metáfora,quando aplicado ao argumento,consiste em procurar na situação os elementos suscetíveis de preencher os espaços vazios inscritos na significação. Sendo assim, este estudo objetivou identificar obstáculos de natureza epistemológica em livros didáticos de ciências nas abordagens sobre o conteúdo célula a partir das intenções, sobretudo, a luz do teórico Gaston Bachelard, repercutindo novas concepções, limites e possibilidades em sala de aula. Deste modo, o uso de analogias e metáforas com o intuito de satisfazer as condições de emprego busca promover maior entendimento ao leitor, embora possa assinalar problemas extremamente complexos ao não dimensionar as múltiplas direções pelas quais nossa linguagem pode evocar. | pt_BR |
dc.description.affiliation | LACERDA, A. G. Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-7447-7683 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_AnaliseLivrosDidaticos.pdf | 416,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons