Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14333
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : dic-2019
Autor(es): LACERDA, Alan Gonçalves
BRITO, Mariane Machado
metadata.dc.description.affiliation: LACERDA, A. G. Universidade Federal do Pará
Título : Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula
Otros títulos : Analysis of the use of analogies in didactic science books: obstacles and approaches on cell content
Citación : LACERDA, Alan Gonçalves; BRITO, Mariane Machado. Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 7, n. 2, p. 164-184, jul. / dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333. Acesso em: .
Resumen: O papel da analogia e metáfora,quando aplicado ao argumento,consiste em procurar na situação os elementos suscetíveis de preencher os espaços vazios inscritos na significação. Sendo assim, este estudo objetivou identificar obstáculos de natureza epistemológica em livros didáticos de ciências nas abordagens sobre o conteúdo célula a partir das intenções, sobretudo, a luz do teórico Gaston Bachelard, repercutindo novas concepções, limites e possibilidades em sala de aula. Deste modo, o uso de analogias e metáforas com o intuito de satisfazer as condições de emprego busca promover maior entendimento ao leitor, embora possa assinalar problemas extremamente complexos ao não dimensionar as múltiplas direções pelas quais nossa linguagem pode evocar.
Resumen : The role of analogy and metaphor when applied to the argument, then, is to look for in the situation the elements that can fill the empty spaces inscribed in meaning. Thus, the objective was to identify obstacles of epistemological nature in science textbooks in the approaches on cellular content, the light of the theorist Gaston Bachelard, that repercute in new conceptions, limits and possibilities in the classroom. In this way, the use of analogies and metaphors to satisfy the conditions of employment seeks to promote greater understanding of the reader, although it can point to extremely complex problems by not scaling the multiple directions by which our language can evoke.
Palabras clave : Analogias
Metáforas
Livro didático
Célula
Ensino de Ciências
Analogies
Metaphors
Didacticbook
Cell
Science Teaching
Series/Report no.: REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
ISSN : 2318-6674
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da Instituição: UFMT
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8450
metadata.dc.identifier.doi: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_AnaliseLivrosDidaticos.pdf416,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons