SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

O currículo e o trabalho pedagógico no curso de Pedagogia

Imagem de Miniatura

Data

01-07-2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes

Editora(s)

Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia

Citação

FURTADO, Letícia dos Santos; VIANA, Maria Eduarda Oliveira. O currículo e o trabalho pedagógico no curso de Pedagogia. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 361-375. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14522. Acesso em:.

DOI

O presente artigo analisa o currículo e o trabalho pedagógico no curso de Pedagogia. Entendemos que o currículo e caracterizado por descrições complexas de interação, ele é algo indefinido que se caracteriza por de diferentes formas tendo como finalidade uma educação como forma de controle e organização social, onde se forma para o mercado de trabalho. Objetiva-se promover conjecturas sobre a importância da compreensão do currículo para os educadores, além de desenvolver a aprendizado das diferentes características do currículo para assim compreendê-lo. Em termos metodoló- gicos, primeiro realizamos pesquisa bibliográfica e em sequencia utilizamos a aplicação de questionários com alunos da turma de pedagogia, apenas após o desenvolvimento da disciplina Currículo e trabalho pedagógico, para obtermos as informações concretas sobre a compreensão destes a respeito do currículo e, de qual forma o aprendizado deste significou na sua formação acadêmica e social. Registre-se que o lócus da pesqui- sa foi o Campus Universitário do Tocantins/Cametá, sendo delimitada uma turma de Pedagogia ofertada pelo Campus mais especifico com uma turma de pedagogia 2017, a qual estuda no turno da noite. No decorrer deste trabalho podemos constatar que o currículo se evidência em diferentes práticas, experiências e métodos pedagógicos, no qual se caracteriza os valores e a organização do indivíduo em sociedade. O trabalho foi desenvolvido através de levantamentos bibliográficos que identificaram as formas específicas em que as teorias do currículo se definem. Para embasamento da pesquisa buscamos suporte em SILVA, 2003; SACRISTÁN, 2000; LOPES, 2011; SANTOMÉ, 1995 dentre outros que discutem sobre a temática.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

FURTADO, Letícia dos Santos; VIANA, Maria Eduarda Oliveira. O currículo e o trabalho pedagógico no curso de Pedagogia. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 361-375. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14522. Acesso em:.