SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Cultura e consumo: programas telerreligiosos e a percepção de jovens católicos e assembleianos

Imagem de Miniatura

Data

01-06-2016

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Compós

Citar como

MALCHER, Maria Ataide; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira. Cultura e consumo: programas telerreligiosos e a percepção de jovens católicos e assembleianos. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14653. Acesso em:.

DOI

Neste artigo são apresentados dados de observação dos processos de consumo e assistência de programas telereligiosos das Igrejas Católica (IC) e Assembleias de Deus (AD) por jovens moradores de Breves-Marajó, no Pará. A partir de uma agenda de observação, foram identificadas e analisadas as estratégias de uso de anúncios publicitários em programas veiculados em TV aberta das Igrejas Católicas (TV Nazaré e Canção Nova) e das igrejas Assembleia de Deus do Brás e Vitória em Cristo, a partir da percepção de jovens católicos e assembleianos. Enquanto a IC tem utilizado com mais cadência a exploração de anúncios em sua programação de TV, a AD mostra esse recurso como sua principal estratégia dentro dos programas telerreligiosos. De modo geral, observações que as práticas de consumo institucionalizadas pela igreja e os processos de consumo estabelecidos pelos jovens não podem ser compreendidos em uma perspectiva isolada das demais mediações implicadas no cotidiano do grupo investigado.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação

Sigla da Instituição

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country