Comprando na feira: experienciando a carne do mundo. Etnografia e comunicação intersensorial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Compós

Citação

CASTRO, Marina Ramos Neves de. Comprando na feira: experienciando a carne do mundo. Etnografia e comunicação intersensorial. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14663. Acesso em:.

DOI

Nosso objetivo, com este trabalho, é discutir a relação entre a comunicação intersensorial na conformação do gosto vivenciado na feira do Guamá. Nosso trabalho parte de uma etnografia sensorial (PINK, 2010; 2009 [2017]) realizada entre agosto de 2011 e agosto de 2017. Utilizamos como procedimento teórico metodológico a fenomenologia de Gadamer (1976) e de Merleau-Ponty (1945), procurando estabelecer uma fusão entre a reflexão etnográfica e a redução, ou a descrição fenomenológica, com o objetivo de escavar os sentidos das interações sensoriais a partir dos processos de comunicação dos sentidos do corpo e produzidos através dele nas formas de interagir na feira do Guamá e, a partir de então, na conformação do gosto ali vivenciado. Ou seja, procuramos compreender como o gosto na feira é produzido a partir dos processos cognitivos percebidos pelo corpo e, ao mesmo tempo, produzido pelos sentidos no seio das interações ali produzidas, gerando processos comunicacionais e, participando, assim, do engendramento e das sociações ou formas sociais (SIMMEL, 1983, 2006; 2013) ali geradas.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

CASTRO, Marina Ramos Neves de. Comprando na feira: experienciando a carne do mundo. Etnografia e comunicação intersensorial. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14663. Acesso em:.