SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Visagens do rock de Belém. Identidade assombrada e intersubjetividade numa banda amazônica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-12-2017

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Crítica Cultural

Citar como

CASTRO, Fábio Fonseca de; AMADOR, Elielton Alves. Visagens do rock de Belém. Identidade assombrada e intersubjetividade numa banda amazônica. Visagens do rock de Belém. Identidade assombrada e intersubjetividade numa banda amazônica, online, v. 12, n. 2, p. 295-304, jul./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v12e22017295-304. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14768. Acesso em:.

DOI

10.19177/rcc.v12e22017295-304
O artigo discute os processos intersubjetivos presentes na cena musical rockeira de Belém, Pará, nos anos 1990, a partir da trajetória de uma banda, a Norman Bates. Procuramos observar como um ethos narrativo se faz presente no diálogo entre uma música global e os compromissos locais, observando que a idéia de “universal” não é, necessariamente, um contraponto para a idéia de “local” e que esse dialogo é recorrente na contemporaneidade, um espaço no qual as fronteiras culturais são tênues e híbridas, embora não deixem de se afirmar como fronteiras. Utilizamos, nessa discussão, as noções de indecidibilidade e de fantasmagoria, de Derrida. Exploramos os sentidos éticos e estéticos do diálogo cultural, procurando descrever como a produção cultural amazônica participa desse diálogo.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade do Sul de Santa Catarina

Sigla da Instituição

Unisul

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country