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Estratégias discursivas da Vale S.A. e a construção do pensamento sobre o desenvolvimento da Amazônia

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Data

01-08-2021

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Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Comunicação & Sociedade

Citar como

CASTRO, Fábio Fonseca de. Estratégias discursivas da Vale S.A. e a construção do pensamento sobre o desenvolvimento da Amazônia. Comunicação & Sociedade, online, v. 43, n. 2, p. 99-128, maio/ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v43n2p99-128. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14777. Acesso em:.

DOI

10.15603/2175-7755/cs.v43n2p99-128
A mineradora Vale S.A. é uma empresa transnacional, presente em 30 países, sendo uma das maiores mineradoras do mundo. Na Amazônia brasileira ela atua há mais de três décadas, principalmente com o Programa Grande Carajás (PGC) e recentemente com o Projeto S11D, projeto de ampliação das atividades de extração de minério de ferro, na Serra de Carajás, no estado do Pará. Por meio da Análise do Discurso e da Enunciação (VERÓN, 2004), essa pesquisa busca analisar como são construídos os discursos produzidos no site da mineradora, com a página intitulada “Complexo S11D Eliezer Batista”, a partir da ideia de desenvolvimento divulgada pela empresa. O S11D é considerado pelos críticos do setor da mineração como a continuidade do PGC, agora com perspectivas de lucros duplicados. A análise considerou que a mineradora contribui para a construção de um pensamento sobre desenvolvimento na Amazônia, assentado na ideia de crescimento econômico, ignorando os discursos que representam os territórios e sujeitos sociais da região onde atua.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Metodista de São Paulo

Sigla da Instituição

UMESP

Instituto

Programa

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Fonte

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