No Caminho das Novas DCNs: diagrama sobre os elementos constitutivos dos PPCs de Engenharia

Imagem de Miniatura

Tipo

Dissertação

Data

05-08-2022

Afiliação

UEPA - Universidade do Estado do Pará

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

RPDRIGUES, Leidiane Rodrigues e. No Caminho das Novas DCNs: diagrama sobre os elementos constitutivos dos PPCs de Engenharia. Orientadora: Fernanda Chocron Miranda; Coorientador: Iêdo Souza Santos. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15278. Acesso em:.

DOI

Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um diagrama orientador sobre os elementos que devem constituir os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Engenharia a partir das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O diagrama corresponde a um produto educacional, do qual derivam e também complementam outros dois subprodutos, intitulados “Roteiro para análise de PPC para os Cursos de Engenharia” e “Instrumento síntese de análise e avaliação de um PPC”, ambos voltados à análise e avaliação de PPCs. Por meio deste produto, buscou-se contribuir com os Cursos de Engenharia, principalmente para a compreensão sobre as novas DCNs, que preconizam várias mudanças no contexto de ensino-aprendizagem e no perfil dos futuros engenheiros. A partir das referidas diretrizes e do referencial teórico estudado, nesta pesquisa, o PPC é entendido como documento chave para direcionar a implementação do que está previsto nas DCNs. Esta pesquisa é de natureza aplicada e foi conduzida a partir de uma abordagem qualitativa e caráter exploratório. Dentre os procedimentos metodológicos adotados estão: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; observações e conversas informais no CCNT/UEPA durante nossa vivência como servidora da instituição e também pesquisadora, no momento do estágio supervisionado obrigatório do PPGCIMES; construção de mapas mentais fundamental à prototipação do produto educacional; painel de especialistas para avaliação do protótipo do produto educacional e seus subprodutos. Considerando a nossa implicação no lócus da pesquisa, o CCNT/UEPA, destacamos a importância da realização de um diagnóstico sobre o lócus da pesquisa, o que possibilitou analisarmos os PPCs dos quatro Cursos de Engenharia da instituição, assim como identificar se esses já estavam atendendo as demandas das novas DCNs. Pudemos identificar ainda as principais características do CCNT/UEPA, entender a sua política de ensino e os desafios e resistências inerentes a um processo de intervenção no contexto de ensino-aprendizagem dos cursos. Como resultados alcançados e contribuições, destacamos à construção metodológica experimental que baseou o desenvolvimento do produto educacional, o diagnóstico situacional dos PPCs do CCNT da UEPA e as contribuições desse para a testagem inicial do produto e subprodutos, e ainda a avaliação das especialistas participantes do painel, que além de destacarem pontos de correção e melhorias, evidenciaram a potencialidade das materialidades criadas para conhecer as novas DCNs, compreender os elementos constitutivos dos PPCs de Engenharia, favorecendo o processo de adequação dos Cursos às novas DCNs. Diante do exposto, nossa intenção é que o produto se torne um instrumento de trabalho para as coordenações e professores dos Cursos de Engenharia do CCNT e de outras instituições interessadas, bem como potencialize nossa atuação profissional na UEPA, retornando de imediato o investimento empreendido em nossa formação acadêmica.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Novas Diretrizes Curriculares NacionaisProjeto Pedagógico de CursoGraduação em EngenhariaEnsinoDiagramaNew National Curriculum GuidelinesCourse Pedagogical ProjectDegree in EngineeringTeachingDiagram

Área de concentração

METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Linha de pesquisa

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

Instituto

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão

Programa

Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br