Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15590
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 5-Out-2022 |
Autor(es): | SOUSA, Fernanda Rocha de |
Primeiro(a) Orientador(a): | FREITAS, Nádia Magalhães da Silva |
Título: | Formação de professores no contexto de grupos de pesquisa da área ambiental: saberes ambientais e identidade docente |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | SOUSA, Fernanda Rocha de. Formação de professores no contexto de grupos de pesquisa da área ambiental: saberes ambientais e identidade docente. Orientadora: Profa. Dra. Nádia Magalhães da Silva Freitas. 2022. 152 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15590. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo buscou responder a questão “Em que termos os grupos de pesquisa com ênfase em questões ambientais contribuem para a constituição de saberes ambientais, da identidade profissional e da formação de professores no cenário amazônico paraense?” e, para isso, teve como objetivo compreender em que termos os grupos de pesquisa da área ambiental colaboram para a constituição de saberes ambientais, para o delineamento da identidade profissional e da formação de professores, em especial no cenário amazônico paraense. O estudo se inseriu na discussão da crise da pós-modernidade, utilizando os referenciais de Boaventura de Sousa Santos e Leff para compreender a importância dessa discussão para a formação de professores, bem como Ciampa e Dubar na análise das identidades profissionais dos professores. Portanto, tratou-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo, proposta por Bardin, no tratamento e análise das informações. A pesquisa de campo foi realizada no Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente (Grupema), da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia (Geamaz), que contou como sujeitos três professores vinculados a cada grupo. O texto da tese está organizado em cinco artigos que buscam apresentar as contribuições dos grupos de pesquisa para a discussão proposta. A pesquisa apontou que o Grupema e o Geamaz constituíram-se como uma base importante na formação de professores e na constituição das identidades profissionais dos entrevistados, na medida em que contribuíram para o desenvolvimento profissional dos entrevistados em termos de iniciação científica, iniciação à docência, produção científica, experiência em pesquisa com comunidades tradicionais da Amazônia e para a trajetória pessoal e profissional desses sujeitos, se constituindo também como um elo entre os pesquisadores e os grupos e comunidades externos à universidade. Como potencialidade para pesquisas futuras, é importante expandir o olhar sobre essa discussão no sentido de entender que lugar esses grupos ocupam dentro da universidade e procurar novas formas de analisar a contribuição desses espaços para as diversas áreas da formação de professores. |
Abstract: | This study had the guide question “How do research groups with an emphasis on environmental issues contribute to the constitution of environmental knowledge, professional identity and teacher training in the Amazonian scenario of Pará?” and, to answer this question, it aimed to understand in which terms the research groups in the environmental area collaborate for the constitution of environmental knowledge, for the delineation of the professional identity and the teachers training, especially in the Amazonian scenario of Pará. The study was based in the discussion of the postmodernity crisis using the references of Boaventura de Sousa Santos and Leff to understand the importance of this discussion for the teacher’s training, as well as Ciampa and Dubar to analyse the professionals identities of the teachers. Therefore, it was a qualitative research that used as a data collection technique the semi-structured interview and the content analysis, proposed by Bardin, in the treatment and analysis of the data. This thesis presents data obtained from a field research carried out by the Research Group on the Environment (Grupema), from the University of the State of Pará (UEPA) and by the Research Group on Environmental Education in the Amazon (Geamaz). Six teachers linked to both groups were the informers of this investigation. The text is organized in the form of five articles that aims to understand the contributions of research groups to the proposed discussion. The research showed that Grupema and Geamaz constituted an important base in the teachers training and in the constitution of the professional identities of the interviewees, insofar as they contribute to the professional development of the interviewees in terms of scientific initiation, initiation to teaching, scientific production and research experience with traditional communities, and for the personal and professional trajectory of these subjects; also constituting a link between researchers and groups and communities outside the university. As a potential for future researchs, it is important to expand the view on this discussion in order to understand the place these groups occupy within the university and to look for new ways of analyzing the contribution of these spaces to the various areas of teacher training. |
Palavras-chave: | Grupos de pesquisa Saberes Formação de professores Identidade Professores Research Groups Knowledges Environmental knowledge Teacher training Teachers |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_FormacaoProfessoresContexto.pdf | 930,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons